Blitz de Sensibilização marca mês de prevenção ao suicídio

A manhã desta segunda-feira (10) foi diferenciada para profissionais e assistidos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Quissamã. Eles participaram da “Blitz de Sensibilização quanto a Prevenção do Suicídio”, promovida pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de chamar a atenção dos participantes e motoristas, que passavam pela Avenida Dr. Amílcar Pereira da Silva, para o tema.
A ação, desenvolvida em parceria pelo Programa de Saúde Mental, Estratégia Saúde da Família e Coordenação de Ações Programáticas, com apoio da Guarda Municipal, contou com a distribuição de panfletos contendo orientações de como familiares e amigos podem identificar sinais de alerta, onde e como buscar ajuda.
O coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, disse que atividades serão realizadas durante todo o mês com a finalidade de abordar o assunto. “Vamos promover diversas ações, entre elas atividades nas escolas, palestras, mesa redondas, roda de conversa, no Instituto Federal Fluminense (IFF), e um sábado de convivência, que está previsto para acontecer no Museu no dia 29”, detalhou.
No município, interessados em obter ajuda ou informações sobre a “Prevenção ao Suicídio” podem procurar o Caps, o Hospital Municipal ou a Equipe de Saúde da Família. Nesses locais é feito a avaliação e os encaminhamentos necessários. O contato também pode ser feito pelo telefone 188.
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. Trata-se de uma iniciativa do Centro de valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Dados apontam que, no Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre os jovens.