Blitz de sensibilização marca ações realizadas durante o Setembro Amarelo

Durante todo o mês de setembro, Quissamã realizou diversos eventos visando a prevenção ao suicídio. O “Setembro Amarelo” foi tema das ações educativas e de conscientização quanto aos riscos, organizadas pela Coordenação de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (30), os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), juntamente com os profissionais que atuam na unidade, participaram do último evento da campanha, em 2021: uma blitz de sensibilização, na ciclovia do bairro Piteiras.
Na ação foram distribuídos panfletos explicativos, contendo informações como os locais que os interessados ou familiares podem buscar auxílio. No Sistema Único de Saúde (SUS) as avaliações são feitas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, pelas equipes de Saúde da Família, ou pelo número 188, que atende a ligações gratuitas. Na ação de prevenção, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza acompanhamento psicológico, atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares de pacientes que necessitam desse auxílio mental.
– É primordial mostrar que ao fazermos parte de uma comunidade global, precisamos ter a coragem de nos envolvermos uns com os outros para difundir a conscientização sobre a prevenção, avalia o psicólogo e coordenador da Saúde Mental, Danilo Melchiades.