Blitz de conscientização abre programação do Setembro Amarelo

As ações do Setembro Amarelo tiveram início, na manhã desta terça-feira (10), em Quissamã. A primeira atividade, desenvolvida pelo Programa de Saúde Mental, foi uma Blitz de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio, realizada por assistidos e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Avenida Dr. Amílcar Pereira da Silva. O objetivo foi reforçar a importância do diálogo, quebrar o tabu sobre o tema e ajudar quem está mais vulnerável.
A iniciativa, com apoio da Guarda Municipal, contou com a distribuição de panfletos contendo orientações de como familiares e amigos podem identificar sinais de alerta, onde e como buscar ajuda. O coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, ressaltou que atividades serão realizadas durante todo o mês, com a finalidade de abordar o assunto. “É uma campanha de extrema importância onde a ideia é falar sobre a depressão e suicídio. A abordagem será realizada de diversas formas e teremos uma programação diversificada com palestras e caminhadas de conscientização”, completou.
A programação continua nesta quarta-feira (11), com uma equipe do município participando do 1º Fórum Intersetorial sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio no Contexto Escolar, em Macaé. Já na quinta-feira (12), acontecerá uma roda de conversa no Instituto Federal Fluminense (IFF), com alunos envolvidos no “Projeto Borboleta São Flores que Aprenderam a Voar”, a partir das 10h30.
Em Quissamã, interessados em obter ajuda ou informações sobre a prevenção ao suicídio podem procurar o Caps, o Hospital Municipal ou a equipe de Saúde da Família. Nesses locais é possível fazer avaliação e, caso necessário, os encaminhamentos necessários. O contato também pode ser feito pelo telefone 188.
Danilo Melchiades reforça ainda que além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), os munícipes contam com o Ambulatório de Saúde Mental (ASM), Serviço de Equoterapia e Serviço de Emergência Psiquiátrica (SEP), com profissionais capacitados, equipe multidisciplinar e diversas abordagens terapêuticas.
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. Trata-se de uma iniciativa do Centro de valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Dados apontam que, no Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre os jovens.