Benefício do PAI passa para R$ 300,00 a partir de janeiro de 2022

A partir de janeiro de 2022, o benefício do Programa de Assistência do Idoso – PAI, de Quissamã, vai passar para R$ 300,00 mensais. A Lei 2.166/2021, que traz o reajuste, foi sancionada pela prefeita Fátima Pacheco e publicada no Diário Oficial do Município no dia 23 de dezembro. O reajuste vai beneficiar os 1.147 idosos que recebem a Bolsa Auxílio e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. Um investimento mensal de mais de R$ 340 mil.
Em novembro, na ocasião do retorno das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Comunitários e Familiares, a prefeita anunciou o envio à Câmara do projeto de lei.
– O que for possível à administração faremos para melhorar a vida das pessoas, em especial dos nossos idosos que tanto batalharam pelo desenvolvimento da nossa cidade, disse Fátima Pacheco.
O PAI de Quissamã foi implementado há 21 anos. Os cadastrados têm 60 anos ou mais, são moradores de Quissamã e possuem renda per capita de até meio salário mínimo. O programa oferece serviços de fisioterapia, geriatria, psicologia, serviço social e atividades físicas orientadas. Os serviços foram retomados em novembro, depois de um ano e meio interrompidos por conta da pandemia, e seguem as orientações do Comitê para Políticas de Enfrentamento e Impactos da Pandemia da Covid-19.
Em 2017, a administração municipal colocou em dia o pagamento de sete meses de atraso do benefício dos idosos. Em 2020, em virtude da pandemia, a Prefeitura de Quissamã aumentou de R$ 150,00 para R$ 250,00 o valor da transferência de renda aos idosos. Em junho deste ano, o programa ganhou uma nova sede na Rua Conde de Araruama (em frente ao Hotel Maravilha).