Barra do Furado recebeu Domingão da Saúde

Como parte das ações do Novembro Azul, cuja proposta é conscientizar o público masculino da importância de consultas periódicas e os cuidados com a saúde, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no final de semana “o Domingão da Saúde”, em Barra do Furado. Na ocasião, foram oferecidas consultas Médicas com Dr. Paulo Augusto; aferição da Pressão Arterial e Glicemia Capilar; ECG; atendimento com enfermeira e nutricionista; avaliação antropométrica; agendamento de consultas e exames; além de uma Roda de Conversa com temas relacionados a prevenção e promoção da saúde. Participaram da atividade a secretária de Saúde, Simone Flores e equipe, com o Gabinete Itinerante da saúde, que acolheu a todos, de forma individual e coletiva, ouvindo sugestões, buscando melhorias para a Comunidade.
A ação na localidade de Barra do Furado tem sido realizada de forma rotineira com o objetivo de atender, em especial, os pescadores. “Agradecemos a participação de todos, em especial do nosso Médico e Amigo Dr. Paulo Augusto, que além do atendimento clínico, abrilhantou ainda mais nossa Roda de Conversa, esclarecendo dúvidas e orientando quanto a importância dos cuidados com a Saúde do Homem”, disse a enfermeira responsável pela USF de Barra do Furado, Raquel Moreno.
A Campanha Novembro Azul teve abertura no último dia 5, com ação da Secretaria de Saúde, via Coordenadoria de Saúde do Homem. Este ano as atividades têm como tema ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ e é dirigida à sociedade e, em especial aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda mais comum entre os homens.