Barra do Furado recebe programação do Mês da Mulher

Como parte das ações comemorativas ao Mês da Mulher, programadas pela Prefeitura de Quissamã, a secretaria de Assistência Social realizou, nesta quarta-feira (11), em Barra do Furado, o evento “Mulheres Seguras”, organizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). A atividade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III, envolvendo a comunidade. Na oportunidade, houve a entrega do braçal de patrulheiro Maria da Penha, da Guarda Municipal, e entrega dos certificados do “Curso de capacitação prática e teórica”, realizada na Patrulha Maria da Penha, de Macaé; além de apresentação dos Guardiões da Polícia Militar e orientações sobre Saúde da Mulher.
Acompanhando as atividades, a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, reforçou a importância do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. “A mulher deve ser lembrada todos os dias, mas o dia 8 é especial por seu marco. Foi um dia de luta. Uma reflexão a ser feita é que antigamente não tínhamos onde pedir socorro em casos de violência, e hoje contamos com diversas ferramentas. Nenhuma mulher precisa ficar no sofrimento e ser agredida. Em nosso município, temos o Ceam e podemos reforçar que Quissamã está bem preparada para proteger as mulheres”, frisou Rosane.
O coordenador de Segurança Pública, Janderson Barreto Chagas, participou da entrega dos certificados e braçal aos guardas municipais que atuam na Patrulha Maria da Penha. “Essa equipe foi escolhida a dedo e conta com profissionais aptos a atuar em prol das mulheres”, disse. O GM Pimentel, que recebeu certificado, lembrou que nenhum sonho é realizado sozinho e destacou a importância do trabalho em equipe, lembrando que no dia da inauguração do Ceam, a prefeita Fátima Pacheco falou do desejo de implantar a Patrulha Maria da Penha no município. “Foi um projeto sonhado e aprovado por uma lei municipal e para atuar à frente da Patrulha, passamos por curso de capacitação. Só temos a agradecer por mais essa oportunidade”, ressaltou.
A assistente social Isabel Alves também integrou as atividades abordando a saúde da mulher. “É fundamental manter os exames em dia, ter cuidado com a prevenção e, em casos de dúvidas, sempre procurar o profissional de saúde”, pontuou, explicando ainda sobre os procedimentos de laqueadura e vasectomia para as famílias que não desejam ter mais filhos, serviço que é oferecido pela Prefeitura.