Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Barra do Furado conta com Centro de Triagem Respiratória

Barra do Furado conta com Centro de Triagem Respiratória

Quissamã segue adotando medidas preventivas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). E para melhor atender os munícipes com sintomas da doença, foi implantado, recentemente, em Barra do Furado, um Centro de Triagem Respiratória (CTR). O espaço é uma extensão do CTR do Carmo, e conta com atuação de profissionais que já se encontram de plantão na Unidade de Emergência de e funciona, atualmente, às terças-feiras, das 9h às 18h. A previsão é de que o atendimento passe a ser realizado também às sextas-feiras.
De acordo com o médico Leonardo Moreira Manhães, responsável pelo CTR de Barra do Furado, o novo espaço tem como objetivo atender a população da localidade, evitando o deslocamento dos pacientes ao CTR do Carmo, proporcionando assim maior agilidade e precocidade no diagnóstico e tratamento dos casos suspeitos de Covid-19.
“É importante ressaltar que os fluxos de atendimento e protocolos são os mesmos do CTR do Carmo, inclusive o mesmo profissional médico. Entre os fatores que levaram a criação do espaço na localidade estão o aumento dos casos no bairro e a distância de 38 km do Centro de Quissama; a presença do profissional médico de plantão, que conhece os fluxos e protocolos do CTR; e a disposição de toda a equipe de saúde de Barra do Furado em realizar o trabalho, não demandando custos extras ao município”, explicou Leonardo.
Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico, o município tem mais de 180 casos confirmados da doença e todos os pacientes positivados estão sendo acompanhados pelos profissionais do Centro de Triagem Respiratória, Vigilância Epidemiológica e equipe de Saúde.
O Centro de Triagem Respiratória (CTR), do Carmo funciona 24 horas para atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios. Caso o munícipe apresente algum sintoma, como tosse seca, febre e coriza, basta ligar para o Disque Saúde 0800 -095-1909 e uma equipe irá à sua residência para o atendimento e, se necessário, fazer o encaminhamento para o CTR.
A Prefeitura alerta para que a população siga as orientações preventivas, com destaque para o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos, evitar aglomeração e higienizar as mãos rotineiramente.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.