Barão de Monte Cedro será homenageado em evento do Instituto Federal Fluminense

Acontece nesta sexta-feira (15) o evento “Estudos agrícolas – Um barão na Vanguarda da Agroindústria”, promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com programação das 9h às 21h que contará com homenagem ao Barão de Monte Cedro, apresentações do coro, de cordel, teatro, mesa redonda e relançamento de livro. As atividades estão programadas para acontecer no auditório do IFF, auditório do Sobradinho e Praça da Matriz.
Abrindo o dia, a partir das 9h, os participantes assistirão ao coro do IFF cantando o Hino Nacional e de Quissamã, seguido por apresentação de um cordel e posterior batismo do auditório da instituição com o nome do Barão. Uma apresentação da Orquestra de Violões do IFF e posterior encenação do ‘Barão em três épocas’ precedem a uma mesa redonda, sob o tema ‘O barão de Monte Cedro no contexto do II Reinado’.
No retorno do almoço, às 14h. e ainda na instituição, terá início uma nova mesa redonda onde será debatido o tema ‘A importância do Ensino Técnico no desenvolvimento agrícola regional’. Após um intervalo para o coffe-break, as atividades serão retomadas no auditório do Sobradinho, com mesa redonda que debaterá ‘Agroindústria e Desenvolvimento Regional’.
Às 21h acontecerá, na Praça Matriz, uma apresentação teatral e o relançamento do livro ‘Estudos Agrícolas’, quando também serão feitas homenagens e distribuição de exemplares. Mas as atividades relativas ao assunto não se encerram, já que acontecem, paralelamente, duas exposições. A ‘Registros de um quissamaense visionário’, nos dias 15 e 16, na Casa Mato de Pipa, das 10h às 17h e, no Espaço Cultural José Carlos Barcellos, durante o mês de setembro, a ‘Doce Prêmio do trabalho’, que pode ser agendada pelo telefone 2768-1365.
A permanente parceria da Prefeitura de Quissamã com o IFF garantiu a liberação dos espaços públicos, como o auditório do Centro Cultural Sobradinho, a Praça Matriz e demais estruturas.