Banda do Ciep é destaque em concurso intermunicipal

A Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto, banda do Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, participou do III Concurso de Bandas de Iguaba Grande (CONBAFIG), realizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte daquele município no domingo (9) e sagrou-se campeã na categoria Corpo Coreográfico e segunda colocada, na Pavilhão Nacional, entre as 18 competidoras.
Iniciada em 1992 como Banda de Tambores, quando ainda era da Escola Municipal Regina Celi Passos, foi transferida para o CIEP em 1996 e, este ano, foi renomeada como Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto. Atualmente tem 60 integrantes, sendo 40 músicos, 12 no corpo coreográfico, seis da bandeira e dois no apoio.
De acordo com a maestrina Michelle Barcelos de Souza, responsável pela banda desde março, na categoria Corpo Coreográfico foram avaliadas as seguintes áreas: criatividade, dificuldade técnica, sincronismo, formação, evolução, ritmo, marcha, alinhamento, garbo e uniformidade. Na Pavilhão Nacional foi avaliada a condução, execução de comandos, alinhamento, cobertura, uniformidade, marcha e garbo.
Michelle informou que o grupo ensaia o ano inteiro, só interrompendo as atividades nas férias escolares. E os ensaios variam, de acordo com a necessidade e das apresentações previstas. Sua equipe é formada, ainda, pelo regente mor Aquiris Luiz de Souza Matos e pelo coreógrafo Alan Barbosa.
“Me faltam palavras para agradecer a conquista. Foi nossa primeira participação em um concurso e não imaginei que iríamos obter essa colocação entre as bandas que competiram.
A intenção era dar experiência, mas para nossa surpresa conseguimos chegar em 1º e 2º em dois quesitos. Estou muito orgulhosa de todos, pelo esforço e empenho que tiveram com a banda”, afirmou Michelle.
As bandas participantes disputaram em quatro categorias, com premiação para as três primeiras colocadas em cada uma delas. No total, foram entregues 70 troféus, já que houve premiação ainda para quesitos individuais como balizas, regentes mor, maestro e pavilhão, entre outros.