A busca pela valorização dos profissionais e melhoria na qualidade do ensino foram foco central do encontro realizado nesta quinta-feira (29), na Prefeitura de Quissamã. A secretária de Educação, Helena Lima, acompanhada pelo subsecretário Róbinsson Serra, recebeu os auxiliares de creche, cuidadores e secretários escolares concursados do município para um workshop dedicado ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública.
No auditório da Prefeitura, os participantes foram apresentados à Comissão encarregada de formatar o projeto em conjunto com a classe profissional. A inclusão dos secretários escolares na discussão foi anunciada, fortalecendo o compromisso com a transparência e participação ampla no processo.
“É momento de esclarecer o caminho das conquistas, considerando nossas possibilidades orçamentárias e os aspectos legais envolvidos. A Comissão, composta por membros da Secretaria de Educação e da Administração, está empenhada em elaborar um documento que reflita as demandas e realidades de cada profissional, visando a equidade e justiça”, destacou a secretária Helena Lima.
O subsecretário Róbinsson Serra enfatizou o compromisso da gestão em contemplar as categorias, ressaltando a importância do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) como instrumento de valorização profissional.
A Comissão, liderada por Luciana Gaspar, professora orientadora educacional da rede, é composta por 11 membros, incluindo um representante dos auxiliares. Sua responsabilidade abrange desde a formatação do projeto até o acompanhamento do processo de progressão e promoção após a aprovação e sanção do PCCR pela Câmara Municipal.
O PCCR, destinado aos profissionais em efetivo exercício na Secretaria de Educação, oferecerá não apenas progressão funcional, mas também benefícios adicionais, como programas de ressarcimento de bolsas de estudo e Difícil Acesso, além da oportunidade de participação em congressos, visando o contínuo aprimoramento profissional e a valorização do ensino público municipal.