Aulas da rede municipal começam nesta terça (6) nas escolas e creches de Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, está concluindo os últimos detalhes para o início das aulas da educação infantil e do ensino fundamental. As aulas retornam nesta terça-feira (6), e para os alunos da educação especial, retornam no dia 19, já que os auxiliares cuidadores vão passar por cursos para garantir um ambiente ainda mais seguro ao aluno.

A temática “Educação e Sustentabilidade”vai nortear a prática educacional deste ano. A rede conta com 12 unidades escolares e 4 creches, 500 professores, atendendo a cerca de 4,5 mil alunos.

A secretária de Educação, Helena Lima, destaca que toda comunidade escolar está se organizando para garantir uma recepção positiva aos alunos. “O calendário letivo de 2024 já está em andamento desde semana passada, quando iniciamos uma série de formações e capacitações para os nossos profissionais. Nesta segunda-feira, toda a comunidade escolar está se organizando para criar um ambiente cada vez mais confortável, visando receber nossos alunos da maneira mais acolhedora possível”, disse.

A educação conta com mais de 1,5 mil profissionais envolvidos neste retorno às aulas. Novidade para este ano, porteiros e vigias foram designados para assegurar a segurança ininterrupta nas unidades, por 24 horas.

Helena ressalta que a rede municipal de ensino segue o compromisso com a inclusão de todos os alunos, principalmente aqueles que fazem parte da educação especial, totalizando mais de 180 crianças atendidas. Para garantir um ambiente seguro, estão previstos cursos de Primeiro Socorros, Rotina do Ambiente Escolar e Desenvolvimento Pessoal Individual para os mais de 70 auxiliares cuidadores antes do retorno às aulas.

“Para assegurar um ambiente seguro, contaremos com mais de 70 auxiliares cuidadores este ano. O início das atividades está programado após esse bloco de formação para capacitar esses profissionais. Estamos empenhados em proporcionar um espaço cada vez mais seguro, com atendimento especializado e garantia do processo de aprendizagem para nossas crianças com necessidades especiais”, reforçou.

De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, professores e funcionários das unidades escolares já retomaram suas atividades, participando de formações e capacitações, abrangendo também auxiliares de serviço gerais, merendeiros, coordenadores de turno e a equipe de secretaria das unidades.