• Assistência Social

Atuação da Patrulha Maria da Penha em Quissamã é referência para agentes de São João da Barra

O desempenho das forças de segurança, rede de proteção e combate à violência contra a mulher adotada em Quissamã, se apresenta como referência para outros municípios. Nesta quinta-feira (1), uma comitiva formada pelo secretário de Segurança Pública de São João da Barra, Anderson Campinho, o comandante da Guarda Civil Municipal, Constâncio, o subcomandante Figueiredo, e agentes femininas estiveram em Quissamã para uma visita técnica.

Na sede da Guarda Civil Municipal de Quissamã a comitiva sanjoanense foi recebida pelo comandante, José Carlos Sabino, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, e os agentes da Patrulha Maria da Penha, Neide Cruz e Jefferson.

No encontro foi apresentado o sistema operacional de enfrentamento à violência contra a mulher, técnicas de abordagem, e trabalho integrado com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), e Polícias Militar e Civil.

“A Patrulha Maria da Penha está em fase de implantação em São João da Barra, assim optamos por Quissamã, pela sua reconhecida atuação, para capacitar e orientar ainda mais os nossos agentes que terão a missão de atuar em uma cidade com muitas similaridades”, destacou o secretário Segurança Pública de São João da Barra, Anderson Campinho.

O grupo visitou o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e a 130ª Delegacia de Polícia.

“É importante apresentar a forma de atuação que adotamos em Quissamã e manter o intercâmbio com municípios próximos para fortalecer o combate a violência doméstica”, comentou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada.

Também foi apresentado à comitiva o Aplicativo 153 Cidadão, que permite que qualquer pessoa efetue contato, 24 horas por dia, para ocorrências, denúncias, também com uma aba desenvolvida especialmente para ser acionada por mulheres em situação de violência.