Atletas de Quissamã conquistam ouro em competições de artes marciais.

A prefeita Fátima Pacheco recebeu, em seu gabinete, na tarde de terça-feira (2), os atletas quissamaenses Deivis Rodrigues da Silva e Myllena Ribeiro Magno. Os dois apresentaram as medalhas conquistadas, no último final de semana, respectivamente, no Pan-Americano X-Combat de Jiu-Jitsu e na XVII Copa Terê de Taekwondo.
Deivis, de 22 anos, ganhou três lutas até a final da categoria Pena (até 70 kg) contra um atleta mineiro, ganhando a luta por pontos e levando o ouro. Na Absoluta, ele trouxe o bronze no Pan, disputado no sábado (29), em Vitória (ES). “Essa é uma conquista importante para mim, já que pude divulgar meus patrocinadores e minha cidade e espero que outras parcerias sejam viabilizadas em minha caminhada de conquistas, que pretendo seguir até o Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico, que acontece no Rio, em julho”, destacou.
Ele falou ainda que pretende seguir treinando forte, com vistas às próximas competições, que já acontecem a partir do próximo final de semana, em Rio da Ostras – 1ª Etapa Spartan, organizada pela Brazilian Jiu-Jitsu – no Ginásio Benedito Zarour, no bairro Marileia. No dia 27 de maio, haverá o Grand Slam BJJ Pro, em Itaperuna. E tem ainda, em junho, o Rio Winter International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, na capital do estado.
Segundo o técnico e professor faixa preta 2º grau, Fábio Guimarães, essa conquista foi fruto, exclusivamente, da dedicação do atleta que vem há alguns anos nessa batalha, querendo se tornar profissional. “Chamo atenção para o fato dele ter ficado mais de um ano parado e, nesse retorno, conseguir conquistar essas duas medalhas, que são apenas o início de suas conquistas em 2017”, acrescentou.
Já a jovem Myllena, de 12 anos, em sua categoria, a Infantil, foi a campeã obtendo a medalha de ouro e na Cadete – próxima categoria que vai competir, por conta da idade – conseguiu a de prata, contra uma atleta de 14 anos, na disputa em Teresópolis, região serrana fluminense, no último fim de semana. A próxima competição será o Estadual, que acontece em junho, na AABB de Niterói. E ela já tem convite para participar do Campeonato da Associação Internacional de Taekwondo, em julho, na Argentina, após ter se sagrado campeã na Copa América e conseguido a classificação.
“Começamos a ter atletas de ponta em diversas modalidades, o que é fundamental para trazer mais jovens para a prática de esportes. E para incentivar quem leva o nome do município em suas competições, a Prefeitura está viabilizando a oferta do Bolsa Atleta, como forma de apoio”, informou o coordenador especial de Esporte e Juventude, Cássio Reis.
Segundo o secretário de Governo e ex-vereador Marcinho Pessanha, autor do projeto que deu origem à Lei que concede a Bolsa Atleta, ele viveu um período de expectativa à espera da implantação da Lei. “Acreditei que, a partir do momento que fosse aprovada, fosse colocada em prática naquele mesmo ano de 2012. Mas, infelizmente, passaram-se quatro anos e vimos atletas que desistiram de competir por não ter suporte. Então, hoje é uma alegria muito grande de ver esse resultado: a Lei sendo colocada em prática, permitindo a inclusão de vários atletas.
Falando aos atletas, Fátima afirmou que será implementado o programa que contribuirá com aqueles que vem se destacando em vários esportes. “Inicialmente, serão dez bolsas, número esse que pode ser aumentado de acordo com a arrecadação do município. O financeiro está fazendo as contas, já que a intenção é liberar já a partir do próximo mês o valor definido, oficializando assim essa bolsa. Queremos nossos atletas representando nosso município, trazendo medalhas e servindo de exemplo às nossas crianças e adolescentes”.
Para aqueles que se interessam pelo Jiu-Jitsu, é possível participar das aulas da Escolinha de Esportes, que acontece no Parque de Exposição, de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 21h30. A inscrição pode ser feita no ginásio poliesportivo, com apresentação de declaração escolar, atestado médico, xerox de documentos – identidade ou certidão de nascimento, se menor de idade, com cópia dos documentos do responsável.