Atletas de Quissamã brilham em competições no fim de semana

O final de semana foi marcado por diversas competições e medalhas para atletas de Quissamã. No sábado (20), alunos da escolinha de tênis participaram de um evento de integração no Rio de Janeiro. No domingo (21), o Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha sediou a quinta e última etapa do Campeonato Estadual de Tiro com Arco, válida também pelo Brasileiro. Em Vitória (ES), oito atletas do município disputaram o Desafio Nacional de Taekwondo. Um outro grupo foi a São Gonçalo para a seletiva da Copa Brasil de Kickboxing. A programação teve ainda representantes da cidade no II Trail Run, em Rio das Ostras.
No evento de tênis, realizado no Complexo Miécimo da Silva, em Campo Grande, zona norte do Rio, alunos da escolinha da Coordenadoria de Esporte e Juventude da Prefeitura de Quissamã, orientados pelo professor Márcio Ferreira, participaram de um encontro de integração com tenistas da capital, em jogos de simples e duplas.
O Campeonato de Tiro com o Arco, no Ginásio Poliesportivo, reuniu quatro atletas de Quissamã e quatro de Macaé. A prova valeu pelo Estadual e também contou pontos para o Brasileiro. Um dos destaques foi Ana Carolina Jorge Gonçalves, de apenas 12 anos, atleta mais jovem da equipe quissamaense. “Ela evolui a cada disputa. Agora vamos aguardar o resultado para atualizar a posição dela no ranking”, frisou a professora e arqueira Paula Figueiredo.
No Desafio Nacional de Taekwondo do Brasil, realizada em Vitória, Espírito Santo, oito atletas quissamaenses participaram da prova, sendo sete integrantes da equipe do mestre Joelson Galson, que garantiram 9 medalhadas de ouro; e a atleta Myllena Magno, que obteve ouro na luta e prata no poomsae. Da equipe de Joelson, os atletas foram Thales de Souza Rodrigues (cadete até 49 kg), ouro na luta e no poomsae; Rilary Reis Pessanha (juvenil até 63 kg), ouro na luta; Luiz Gustavo N. de Oliveira (juvenil até 63kg), ouro na luta; Fábio Marques Valério (master até 68 kg), ouro na luta e no poomsae; Angelina Lourenço Galson de Souza (infantil), ouro no poomsae; Nilson José Zanon Soares (master até 68kg), ouro na luta; e Estevão Chaves Batista Torres (cadete 37kg), ouro na luta.
“Todos os atletas têm potencial e estão de parabéns pelo bom desempenho na competição. Todos medalharam ouro e o caminho é esse. O município está de parabéns. Agradecemos à Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Esporte, pelo apoio e incentivo”, disse o mestre Joelson.
Myllena Magno, sob a supervisão do técnico Júnior Espinosa, conquistou o bicampeonato da competição. Ela, que integra o Programa Bolsa Atleta da Prefeitura, ficou com a medalha de ouro na luta, categoria cadete faixa preta, e prata no poomsae. A próxima competição da jovem será o Campeonato Brasileiro da CBTKD, em agosto, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro.
Na seletiva para a Copa Brasil de Kickboxing, no Clube Tamoio, em São Gonçalo, oito atletas representaram o município e garantiram três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Foram eles: João Pedro dos Santos Ferreira (ouro e bronze); Maria Eduarda Gomes (ouro), Elizeth Moura de Souza (ouro); Geyson Ribeiro Paula (prata); Isabelle Fernandes de Souza Pessanha (prata); Welington Sabino Gomes (bronze). Também participaram João Victor da Silva Correa e Lívia Gonçalves Manhães.
“O Campeonato Intermunicipal é muito disputado, sendo a única seletiva do Rio para a Copa Brasil, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro, em Maringá, no Paraná. “Gostaria de destacar a Elizeth Moura, que vem fazendo uma boa temporada. Na Taça Guanabara ela fez três lutas e foi campeã. Agora, lutou duas vezes e foi campeã por nocaute técnico na final. É uma das atletas mais experientes, mãe de família e muito batalhadora. Ela representa muito bem as mulheres da equipe”, destacou Geyson Ribeiro.
Na II Trail Run, de Rio das Ostras, os quissamaenses Carlos Augusto Pessanha e Gilmar Ferreira marcaram presença no evento e Carlos Augusto garantiu o primeiro lugar em sua categoria (44/48 anos). A prova, com um percurso de 8 km, reuniu atletas de diversas cidades da região. “Foi mais que uma competição, foi a superação de desafios. Sou novato no esporte e iniciei as atividades em 2018, mas sou grato pelas conquistas já obtidas. O esporte representa muito para mim”, pontou Carlos, também contemplado com o Programa Bolsa Atleta no município.