• Esporte e Juventude

Atleta olímpica Silvana Lima é uma das atrações do Quissamã Surf Classic 2022 nesta sexta, em Barra do Furado

Nesta quinta-feira (06), começou em Barra do Furado, a 4ª etapa do Quissamã Surf Classic 2022 que definirá os campeões cariocas profissionais do ano. Nomes como Silvana Lima e Pedro Henrique, que circulam no cenário mundial, participaram do evento. A competição conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude e premiará os atletas profissionais com troféus e mais de 50 mil reais dividido igualmente entre masculino e feminino. As competições nesta sexta, começarão às 8h, com as finais previstas para o 12h.

Pela primeira vez na história, o surfe se transformou em uma modalidade olímpica e a atleta Silvana Lima, cearense de 36 anos, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, chegando até as quartas de final, falou sobre a perspectiva da atuação dela nesta etapa realizada em Barra do Furado.

“É a minha primeira vez em Quissamã e fiquei encantada com o visual. As expectativas eram as melhores, e ainda bem que foram correspondidas, mas preciso dizer que as ondas não foram fáceis. Como profissional, precisei lidar com as adversidades, dar o meu melhor, sempre me divertindo, já que amo o que faço. Aproveitei para manter o ritmo de competição, pensando no futuro. Que venha a próxima fase”, afirmou.

O evento tem transmissão ao vivo pelo canal da FESERJ – Federação De Surf do Estado do Rio de Janeiro no Youtube, com disputas nas categorias Master, nascidos antes de 1986; Grand-Master, nascidos até 1981; Kahuna até 1976; e Grand-Kahuna, tendo o ano de 1971 como limite. Haverão ainda a Open Local, composta obrigatoriamente por competidores do município, provavelmente 16 alunos da escolinha de surf e a Open Aberto, sem idade.

Rodolfo Damasceno que foi aluno da escolinha de Surf em Barra do Furado, atualmente faz parte do Programa Bolsa Atleta, concedido pela secretaria e competiu na categoria profissional open aberta. “Quero agradecer a Prefeitura por me apoiar, permitindo que eu continue a sonhar. Infelizmente, dessa vez, mesmo sendo no quintal de casa, não consegui pegar boas ondas e a pontuação foi baixa, mas seguirei tentando”, declarou.

Os moradores da localidade foram prestigiar a abertura do evento. Érica Ramos compareceu acompanhada do marido e da filha, a pequena Ana Carolina, de apenas oito meses. “Eventos como este, que atrai público de fora, movimenta a economia e ajuda ao comércio local, como restaurantes, pousadas. O show também trará bastante movimento. Queria dizer que a sobrinha faz parte da escolinha de surf e espero poder vê-la em breve, competindo”, declarou.

Na sexta-feira (07) e no sábado (08), às 20h, a praça de Barra do Furado receberá dois shows: Ângelo Nani e Segredo de Estado, respectivamente. O intuito é trazer diversão de todos os tipos, que vão desde o esporte, ao entretenimento, para os moradores, atletas que vieram de Niterói, Rio de Janeiro, Armação dos Búzios, Saquarema, entre tantas outras cidades, além de atletas do Espírito Santo, Ceará, da Paraíba e turistas.