Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Atividades educativas sobre hanseníase e tuberculose são realizadas nas USF’s

Atividades educativas sobre hanseníase e tuberculose são realizadas nas USF’s

As equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) de Morrinhos, Carmo, Alto Grande e Morro Alto realizaram no decorrer da última semana, atividades educativas sobre hanseníase e tuberculose, com a proposta tanto de informar a população, quanto de identificar possíveis casos no município.
O programa tem como objetivo desenvolver atividades de planejamento, monitoramento, vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes de forma padronizada, buscando redução da carga da doença, até o controle e eliminação da hanseníase e tuberculose. Falar sobre assuntos que ainda geram preconceito, é muito importante para que as pessoas não tenham vergonha de procurar ajuda caso necessário
“Embora essas duas doenças sejam negligenciadas no nosso país, Quissamã mais uma vez sai na frente e intensifica o combate contra elas, aproveitando o gancho que os Dias Estaduais de Luta Contra a Hanseníase e Tuberculose, foram comemorados em 5 e 6 de agosto, respectivamente”, declarou a enfermeira responsável pelo programa, Ruth Nunes.
O Centro de Triagem Respiratória (CTR) está atuando em parceria com o Programa de Tuberculose, solicitando o exame de baciloscopia de escarro, quando o paciente chega com tosse para rastreamento do Covid-19. Em caso positivo para tuberculose, o tratamento medicamentoso é iniciado com o infectologista do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e acompanhado pela equipe da USF.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.