Atividades culturais marcam festa em Machadinha

Oficinas de artesanato, shows musicais, feijoada, roda de conversa, missa campal, workshop e danças afro. Essas foram algumas das atrações da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Patrocínio e da Consciência Negra, que movimentou a comunidade quilombola de Machadinha de sábado (17) até o início da noite desta terça-feira (20).
O evento foi uma realização da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima) e da Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer. Nesta terça (20), nem o tempo chuvoso prejudicou a programação. Pela manhã, o Memorial sediou oficinas de penteado, de maquiagem e de jogos populares. À tarde, logo após a feijoada, a Casa de Artes recebeu workshop de dança, oficina de jongo e show com o Bloco Vista Cansada.
“A iniciativa foi avaliada como positiva e demonstrou, mais uma vez, o poder de mobilização dos moradores, que se organizaram e acompanharam toda a programação. Tivemos uma roda de conversa inédita, no domingo, sobre Religião e Manutenção da Cultura, que merece ser destacada. As oficinas envolvendo nossas raízes fortaleceram nossa postura de resistência. Foram dias de integração e muita alegria”, destacou Wagner Nunes Firmino, presidente da Arquima.
Para a coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso, o evento cumpriu o seu papel de resgate e preservação da memória. “Atuamos em parceria com a Associação de Remanescentes de Quilombo com esses objetivos traçados e a expectativa foi alcançada. Aproveitamos o momento para lançar a exposição Flores da Senzala, destacando figuras representativas de Machadinha, que ficará em cartaz no Memorial até o final de dezembro”, frisou.
Para a comerciária Gisele Martins, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra foram marcantes. “Moro em Campos dos Goytacazes e vim com amigos acompanhar as oficinas e apresentações musicais. Foi um dia especial, com uma energia incrível. Esse lugar é mesmo diferente”, relatou.
O evento desta segunda-feira (20) contou ainda com a presença dos vereadores José Borba, que atualmente responde pela secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; e Calico Leite, vice-presidente da Câmara Municipal.