Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Atividade física e alimentação saudável na pauta da semana

Atividade física e alimentação saudável na pauta da semana

Neste mês de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física (6) e o Dia Mundial da Saúde (7). Para lembrar as datas, diversas atividades educativas serão realizadas durante essa semana nas Unidades de Saúde da Família do município. A iniciativa tem como objetivo promover ações para sensibilizar os usuários sobre a importância da prática de exercício físico e alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida.
Já nesta terça-feira (9), às 14h, haverá atividade no hall da Prefeitura com abordagem sobre alimentação saudável com a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Sara Santos Pessanha Barcelos.
Ainda com foco na promoção da saúde, a Estratégia de Saúde da Família, por meio do NASF, oferece atividades físicas gratuitas aos munícipes. As aulas acontecem três vezes na semana e para participar os interessados devem apresentar atestado médico e passar por avaliação do educador físico.
O atendimento acontece às segundas e quintas-feiras na Estratégia de Saúde da Família do Carmo (7h); no Centro de Especialidades (7h50, 14h e 15h) e Unidade de Saúde de Santa Catarina (10h); às terças, em Barra do Furado, com hidroginástica (8h, 9h30 e 10h15) e psicomotricidade e natação, às 8h45. Toda quinta-feira também há encontros em Machadinha (9h).
“As atividades são diversas e incluem treino de flexibilidade, força, cardio e treino funcional para grupos especiais, onde o objetivo é melhorar a saúde e promover o bem-estar físico e mental dos participantes, com interesse na qualidade de vida e não na estética”, disse o professor de Educação Física Gustavo Moreira Filano.
O Dia Mundial da Saúde foi criado, em 1948, pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Já o Dia Mundial da Atividade Física visa promover a prática de atividade física junto à população, assim como mostrar os benefícios do exercício. Entre os benefícios da prática regular da atividade física estão: evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima, reduz o estresse e contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. A recomendação dos profissionais de saúde é a realização de, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.