Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Atividade educativa sobre prevenção e combate a hipertensão arterial é realizada no Centro de Saúde

Atividade educativa sobre prevenção e combate a hipertensão arterial é realizada no Centro de Saúde

Nesta quinta-feira (21), a Coordenação do Programa Hiperdia, realizou em parceria com a equipe da Unidade de Saúde da Família – USF do Centro e o Programa Farmácia Viva, uma atividade educativa sobre prevenção e combate a hipertensão arterial, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.
A Enfermeira Alessandra Campos, da USF do Centro, falou sobre os cuidados que os usuários devem ter com a hipertensão. O objetivo da ação, foi conscientizar as pessoas sobre a prevenção da hipertensão arterial, já que a doença é um mal que atinge quase 25% da população brasileira.
A hipertensão é marcada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, chamado de “12 por 8”. Os sintomas são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjôos e falta de ar. A Coordenadora do Programa Hiperdia e Nutricionista, Camille Ramos, falou sobre a função da alimentação e situações que levam a pressão alta.
?Os principais fatores que podem levar a hipertensão, são o sobrepeso, a obesidade, a má alimentação feita com alimentos ultraprocessados, produtos que passaram por um alto nível de industrialização, com a adição de vários ingredientes, como o sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja e extratos de carne, bem como substância sintetizadas em laboratório a partir de fontes orgânicas, o sedentarismo, o tabagismo e em alguns casos, o fator hereditário, propiciam a doença, afirmou Camille.
Conhecida como doença silenciosa, ela pode causar consequências maléficas para as pessoas, como o infarto do coração, o Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como AVC, insuficiência cardíaca e renal.
Vale ressaltar que ao término do evento, foram distribuídas plantas medicinais voltadas para o controle e combate à hipertensão arterial. A Coordenadora do Programa Farmácia Viva, Sheila Batista, deu dicas aos usuários de como plantá-las a e usá-las devidamente.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.