Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Atividade educativa de autocuidado, relacionado à Diabetes Mellitus na USF de Caxias

A equipe da Unidade de Saúde da Família – USF de Caxias, reuniu um grupo de usuários para uma atividade educativa, incluindo palestras e ensinamentos quanto aos procedimentos mais adequados para se fazer o curativo, em pessoas que sofrem com o chamado “pé diabético”, uma das principais complicações da diabetes. O trabalho foi na manhã desta quinta-feira (17).
O evento contou com a participação da enfermeira Vivian Albuquerque, do médico Thalles MontAlto e da nutricionista Jaqueline Silveira. Os profissionais focaram no autocuidado com os pés e na alimentação saudável. A proposta foi oferecer informações adequadas a respeito da doença crônica e como a alimentação influencia no funcionamento do corpo.
Cuidar dos pés é um dos pontos importantes para o autocuidado a fim de evitar aparecimento de feridas, no caso de pessoas com a diabetes mellitus. A intenção é prevenir os pacientes quanto aos riscos de amputação, em razão de cuidados inadequados. Os usuários da unidade, aprenderam, na prática, como inspecionar os pés e como adotar medidas preventivas de lesões, além de terem uma consulta multiprofissional coletiva.
O aparecimento de feridas, úlceras e outras lesões nos pés, ocorre quando a pessoa possui uma neuropatia diabética. Dessa forma, essas feridas podem ser mais recorrentes e demoram mais tempo para cicatrizar, do que em uma pessoa que não sofre com a doença, correndo o risco de infecções e aumentando o risco de amputação.
A nutricionista Jaqueline Silveira explicou sobre as funcionalidades dos alimentos, como realinhar as refeições, além de instruções sobre a estruturação de uma dieta mais saudável.

Galeria de Fotos