Assistência Social promove Encontro Técnico

Reunindo todos os seus gestores, a secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Quissamã, o I Encontro Técnico dos Equipamentos Socioassistenciais, com apresentação do trabalho desenvolvido nos primeiros seis meses desse ano, em cada um dos programas sociais oferecidos pelo governo municipal. A secretária Tânia Regina Magalhães fez a abertura do evento destacando os objetivos da iniciativa.
“Estamos reunindo todos os corpos técnicos da Assistência para fazer um levantamento, porque são muitas as ações e é preciso mensurar isso, até para poder avançar nos próximos seis meses. É importante porque funciona como termômetro da equipe, já que a Assistência cresceu muito e tem vários projetos. É preciso monitorar e acompanhar o passo a passo, como acontece o desdobramento de cada ação e como isso chega à população, para podermos oferecer cada vez mais um bom serviço”, explicou Tânia, ao lado da subsecretária Rosane Barros.
Segundo Tânia, a fala dos técnicos foi importante para que haja troca de experiências, porque só consegue se consolidar, enquanto política pública, quando é feita essa troca. E a troca de hoje não foi para dar nota ou avaliar, mas para um conhecer o outro, para entender o que o outro está fazendo. É uma avaliação do que foi produzido até agora, em 2019, e servirá de base, no final do ano, para um segundo encontro que objetiva aperfeiçoar o atendimento da Assistência. “A troca é importantíssima para que a gente comece a entender e atualizar o nosso conhecimento. Porque quando fazemos isso, podemos levar o melhor para o nosso usuário, que precisa ser bem atendido”, completou.
Quissamã hoje é tido como referência para vários municípios, que procuram conhecer como são desenvolvidas localmente várias ações. E isso em um cenário nacional de muito desemprego, de muitos problemas e de crescimento de violência. Todo mundo vê isso o tempo todo e, em Quissamã, não é diferente. “Essa é uma avaliação da equipe, que tem consciência de que está fazendo o melhor, trazendo o usuário para mais perto. O desemprego é uma questão macro, que gradativamente e com muito trabalho vai ser resolvida, mas o papel da Assistência é fazer a acolhida, o acompanhamento e atender com os mínimos sociais. E isso tem sido feito”, afirmou a secretária.
Após a abertura e antes dos gestores apresentarem suas ações e números para os demais participantes, a psicóloga e psicanalista Reneza Rocha, que também faz parte da equipe, detalhou os equipamentos socioassistenciais da secretaria e desenvolveu dinâmicas de grupo, criando momentos de atividades e interações divertidas entre os presentes.