Assistência Social: Fórum destaca a atuação dos Conselhos em Quissamã

Com objetivo de discutir o papel dos Conselhos como instrumentos de controle e participação social no âmbito da politica municipal de assistência social, foi realizado nesta quarta-feira (25) no auditório da Prefeitura, o 5º Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Quissamã. O evento foi convocado pela Prefeitura Municipal de Quissamã, através de Portaria 23053/22, que nomeou a comissão de organização e mobilização.

Abriram o Fórum, o Prefeito em exercício, Marcelo Batista; a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; e a Coordenadora Geral da Comissão de organização do 5º Fórum, Nilcinea Azevedo, que destacaram a importância da participação dos Conselhos na organização e fiscalização de políticas públicas implementadas no município.

“Enxergamos o papel de cada representante dos Conselhos em auxiliar no desenvolvimento do município e caminhar lado a lado da gestão municipal. Que a população cada vez mais entenda que a garantia dos direitos tem a participação direta dos Conselhos, fundamentais para que o município trabalhe em comum acordo. Que possamos trazer ainda mais pessoas para ocupar esses espaços”, comentou o prefeito em exercício.

O Fórum das Organizações da Sociedade Civil ainda elegeu suas representações para atuarem no âmbito dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, da Assistência Social e da Juventude, da Mulher, do Idoso, da Pessoa com Deficiência de Promoção da Igualdade Racial e a Comissão de Criação e Implantação do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTI+.

“Importante aproximar as representações desta forma, precisamos estar juntos da sociedade civil. E quando trazemos um Fórum com um assunto tão relevante, também entendemos a importância da participação da população. Nenhuma ação e uso do dinheiro público se decide sozinho. Trabalhamos nessa perspectiva fortalecer ainda mais essa união com os Conselhos e só tenho que agradecer por entenderem a importância desse momento”, destacou a Tânia.

O 5º Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Quissamã também contou com a presença de representantes da Igreja Católica, Evangélica, Fraternidade Espírita; Associação raízes, com o NEA-BC de Quissamã, Conselho Tutelar, Associação Anjos da Liberdade, União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), e Aliança nacional LGBTQI+ – Quissamã.