Assistência Social e Saúde promovem encontro para orientar sobre prevenção do suicídio

As secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde realizaram na tarde desta quinta-feira (16), na sede do antigo PAI – Programa do Idoso, encontro com os pais e responsáveis dos usuários dos Programas Agente Mirim e Jovens em Ação. Em pauta, o “Setembro Amarelo”, que trata da prevenção do suicídio. A proposta é estreitar laços entre psicólogos e os pais ou responsáveis dos adolescentes e jovens que fazem parte dos programas sociais ofertados pela Prefeitura de Quissamã.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou o cuidado com a saúde mental das pessoas de todas as classes sociais e idades.
– A melhor forma de evitar o suicídio é a informação. É importante que as pessoas participem dos debates e das palestras para conhecerem mais de perto o assunto, saber enfrentar a situação, buscar apoio e indicar o caminho para quem estiver precisando de ajuda – declarou.
A Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar, despertar conhecimento sobre a realidade do adoecimento psíquico, como a depressão, outros transtornos mentais e o suicídio. As ações são realizadas pelos Programas de Saúde na Escola, Saúde da Criança e do Adolescente e Coordenação de Ações Programáticas.
– Nesse momento pandêmico que vivemos, precisamos estar ainda mais atentos aos sinais que as crianças, jovens e adolescentes nos transmitem com um olhar perdido, um comportamento diferenciado, uma sensibilidade aflorada de forma exacerbada. A medida que a pandemia se espalha, observa-se o surgimento de novos casos de adoecimento mental e, agravamento daqueles preexistentes – declarou Cida Barcelos, gerente do Programa Saúde na Escola.