Assistência fecha programação do Mês do Idoso com tarde festiva

Chega ao fim a programação do Mês do Idoso, em Quissamã, com o Chá Dançante que aconteceu a partir das 14h da quinta-feira (26), no Centro de Convivência do parque de exposição, que reuniu os idosos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da secretaria de Assistência Social. Com muita música e dança os idosos tiveram uma tarde bastante animada, onde também lancharam com os amigos e equipe da secretaria.
A tarde contou, ainda, com apresentações diversas, como a do artista Riaggo Mansine, que é da equipe da Assistência, e dá vida à personagem Ashley Brocchi e apresentou uma performance muito aplaudida por todos. Outro grupo também muito aplaudido foi o do coral formado pelos idosos que fazem espanhol, oferecido através de parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), que contou com a participação de alunos da instituição que também fazem o curso de espanhol, numa bela interação de gerações, cantando La Bamba, de Richie Valens. Também houve sorteio de muitos prêmios para os participantes.
Para o casal Carlos Roberto José de Jesus e Angelita Maria da Conceição Augusta, que faz parte da turma do espanhol, as atividades do Serviço de Convivência são muito boas e eles participam de todas. “Esse mês de atividades foi muito bom, com passeios, piquenique e apresentações. Agora vamos continuar a participar do que vier”, afirmou Angelita.
“O mês de outubro foi repleto de comemorações e esse de hoje é a confraternização de fechamento. E é um momento de agradecer, já que esse segmento é muito participativo e que sempre está pronto a se envolver em tudo que fazemos. São ativos e presentes em tudo que fazemos. Então, é gratificante ver esse espaço lotado e que os nossos idosos são, hoje, protagonistas de suas próprias histórias. E continuaremos a realizar essas atividades, porque é o desejo da prefeita Fátima Pacheco e é o desejo de nossa equipe”, afirmou a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães,
Em um outro evento, pela manhã, a secretária Tânia recebeu, no auditório da Prefeitura, os representantes dos municípios de Carapebus, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes que fazem parte de um grupo maior, que inclui ainda São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis e Itaperuna e que buscam formar uma rede regional de proteção aos idosos. Nessa visita ao município, o grupo pode conhecer a forma de repasse de renda, que só é feita em Quissamã.
“A proposta é discutirmos a questão do envelhecimento saudável e, por isso apresentamos a nossa rede de proteção social e, dentro dela existe a questão da transferência de renda, em que somos o único município a fazer isso, através de uma Lei Municipal. E eles receberam a Lei para ver como pode ser adequada em seus municípios. Esse é o segundo momento de uma agenda positiva, onde discutimos questões que envolvem todos os participantes, já que todos temos problemas a resolver em relação ao idoso, como as novas regras da aposentadoria do INSS e o cadastro que, a partir de janeiro, poderá impedir o recebimento do benefício. Ou seja, são ações que, em conjunto, nos trarão soluções para as demandas”, esclareceu Tânia.
O próximo encontro acontecerá em novembro, no município de Cardoso Moreira, onde será discutida a proposta de se criar um planejamento para o próximo ano, em relação aos idosos. Também vamos conhecer a rede de proteção deles e, ainda, discutir as questões que afetam a todos.