Assistência faz balanço do primeiro trimestre do Programa Jovem em Ação

A secretaria de Assistência Social de Quissamã realizou, na manhã desta sexta-feira (2), um balanço das atividades do primeiro trimestre do Programa Jovens em Ação, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro, organizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), envolveu adolescentes e profissionais da área, no auditório da Prefeitura, e contou ainda com apresentação do Teatro do Oprimido, pela Cia Catarte, e palestra sobre Medidas Socioeducativas. A programação vai acontecer também no período da tarde.
“São três meses de projeto e não se trata apenas de inserir os jovens nas atividades, seja nos setores de aprendizado da Prefeitura, nas Oficinas ou na Guarda Mirim. Mensalmente, recebemos relatório dos setores e dos responsáveis sobre a postura, desempenho, dedicação e faltas de cada um deles. E hoje, nesse encontro, apresentamos a eles algumas das mensagens recebidas por nós. Cada um tem seu potencial e o que pedimos é que aproveitem a oportunidade e façam sempre o melhor. E, em parceria com o Creas, houve a apresentação do Teatro do Oprimido”, disse a coordenadora do Jovens em Ação, Roselene Pessanha Rodrigues.
Após a apresentação teatral, a coordenadora do Creas, Flávia Lúcia da Silva, falou sobre atos infracionais, modalidades de medidas e a forma como elas são operacionalizadas. “O teatro foi uma ação do Creas com a proposta de alertar os jovens sobre a conduta descrita como crime ou contravenção penal, que são os atos infracionais, e falamos sobre as medidas educativas”, enfatizou.
Representando a Guarda Municipal, o inspetor da Ronda Escolar Luciano Nogueira também participou das atividades e destacou, em especial, os adolescentes que compõem a equipe. “A Guarda Mirim é um sonho que virou realidade no município e gostaria de parabenizar a todos os jovens que fazem parte desse time e que se esforçam para aprender a cada dia”, ressaltou.
Lançado em maio deste ano, o Programa Jovens em Ação conta, atualmente, com 300 participantes. Trata-se de um programa de promoção e inclusão social com o objetivo de garantir aprendizado e novas vivências aos adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. Por meio da iniciativa, eles têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia e a rotina de trabalho das secretarias, com uma bolsa auxílio de R$ 300 por mês. Os participantes estavam no período de recesso e retornam às atividades nesta segunda-feira (5).