Assistência comemora aniversário do Serviço de Convivência para o Idoso

Com muita música e animação, os idosos deram um show de vitalidade na tarde de quarta-feira (7), na comemoração dos 17 anos de criação do Programa de Assistência ao Idoso – PAI, hoje atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa. Com direito a cachorro-quente, refrigerantes e bolo, eles passaram a tarde dançando ao som ritmos variados, mostrando que idade não é impedimento para a diversão e convivência com os amigos.
Prova disso é a dona Inácia Pereira dos Santos, de 86 anos, que faz parte do grupo há seis anos e que não arredou pé do salão, seja dançando sozinha ou em par com uma das muitas amigas. “Participar desse grupo me dá vida, me dá alegria, me dá tudo de bom. Gosto muito de dançar e, agora, estou lá naquele colégio grande e bonito para estudar. Eu estou em todas, Porque a vida é isso, alegria!”, afirmou ela. A escola a que se referiu é a Universidade da Terceira Idade, que funciona no Instituto Federal Fluminense – IFF e oferece atividades variadas.
De acordo com a coordenadora do Serviço, Madalena Pereira, a ideia da tarde foi fazer uma confraternização entre os idosos do município, que participam do atendimento feito pela secretaria de Assistência Social, aproveitando a data comemorativa.
“Há 17 anos foi dado início a este projeto, que hoje tem cadastrado mil idosos, sendo que 875 deles recebem transferência de renda pelo governo municipal, proveniente de recursos dos royalties. Então, não poderíamos deixar passar em branco esse tempo de um trabalho maravilhoso, que resgata a autoestima, a vontade de viver do nosso idoso. Sabemos que a comemoração do Dia Internacional do Idoso é no mês de outubro, mas fizemos questão de fazer essa comemoração hoje para que não esqueçam dessa data marcante para os idosos do nosso município”, explicou a secretária Tânia Magalhães
O PAI, hoje Serviço de Convivência, foi implantado em Quissamã no ano 2000, através da Lei Municipal nº 0584, com objetivo de atender pessoas com mais de 60 anos, visando o desenvolvimento de ações que promovam a melhoria da qualidade de vida do idoso de baixa renda, residente no município.