Artesãs de Quissamã participam do evento `Rio Artes Manuais`

As artesãs de Quissamã participaram da abertura do evento Rio Artes Manuais, que acontece desde a última quarta-feira (11) e segue até o próximo domingo (15), no Centro de Convenções Expo Mag, na Cidade Nova. Dois anos depois de paralisação, por conta da pandemia, a principal feira de capacitação e negócios do setor de artesanato da capital fluminense retorna com força total.
A 14ª edição servirá de conexão do artesanato com o digital como forma de negócio. São mais de 40 expositores reunindo as maiores indústrias do setor no Rio de Janeiro. Além disso, são oferecidas cerca de 20 mil vagas de aulas gratuitas de artesanato. Segundo o Sebrae, o Rio de Janeiro tem mais de 770 empreendedores ligados ao artesanato, aproximadamente 40% no interior do estado.
“Quem tem a possibilidade de participar do evento é um privilegiado, pois além de poder aprimorar a técnica de artesanato que já conhece, é possível também começar do zero, aprendendo outras coisas no segmento a escolher. Eu, por exemplo, trabalho com costura criativa e crochê. Sempre tive muito interesse na pintura em tecido e no evento foi possível dar os primeiros passos para que em breve esteja dominando mais essa técnica que é tão interessante e vendável”, declarou Silvia Garcia.
Em 2019, a Prefeitura de Quissamã em parceria com o governo do Estado cadastrou artesãos do Município para a Carteira Nacional do Artesão. O documento regulariza a atividade e permite a circulação de mercadorias, além de proporcionar vários benefícios exclusivos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, falou sobre a importância do artesanato para o município. “A Prefeitura, por meio do programa Viver Quissamã, vem estimulando essa atividade e participar de uma feira deste porte no Rio de Janeiro, dá ainda mais visibilidade ao nosso Município”, afirmou.
Ana Cláudia Rocha de Castro, responsável pelo setor de artesanato da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, finalizou dizendo que uma das suas funções é facilitar e direcionar o trabalho das artesãs. “Disponibilizamos o transporte para que elas pudessem participar desse evento tão importante e gostaria de aproveitar para agradecer todo o empenho do Arnaldo e da Prefeita Fátima, em fazer crescer este setor”.