Artesanato tem turismo como aliado

Com o objetivo de integrar o artesanato quissamaense às ações de turismo local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promoveu um encontro com as artesãs que integram o grupo Arte Nossa, esta semana, na Casa do Empreendedor. Participaram do encontro o secretário da pasta, Arnaldo Mattoso, o Coordenador de Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes, e a coordenadora de Artesanato, Ana Cláudia Rocha de Castro.
Entre os temas abordados, a criação de uma identidade do município nas peças produzidas pelas artesãs, visando atrair os turistas que visitam a cidade e buscam produtos com as características do município. Com esse objetivo, foi proposto a realização de visitas técnicas do grupo ao Complexo Histórico e Cultural de Machadinha, Museu Casa Quissamã e Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Hoje, Quissamã tem cerca de 60 artesãs cadastradas na Prefeitura, porém, em atividade, participando das feiras e eventos do município esse número é um pouco menor. Uma das propostas da secretaria e trazer essas artesãs de volta a atividade.
“Temos uma riqueza cultural enorme. O artesanato e a culinária típica fazem parte desse contexto, por isso é importante trazer de volta os produtos que estão esquecidos, principalmente os que eram produzidos na área rural, como doces e a cestaria”, salientou o secretário Arnaldo Mattoso.
Outra sugestão é a formatação de um calendário de eventos do grupo para ser inserido na programação anual da cidade. “Com a inclusão das datas no calendário municipal, aumentamos a visibilidade desses eventos nos receptivos turísticos, o que pode ocasionar um maior fluxo de vistantes também nessas ocasiões”, comentou o coordenador Luiz Carlos.
Para a artesão Maria do Carmo, a proposta da Prefeitura tem tudo para gerar bons frutos. “As artesãs do grupo Arte Nossa estão muito otimistas com a nova proposta que visa aliar artesanato produzido no município ao turismo, pois é mais uma oportunidade para fomentar a atividade e gerar renda para as famílias envolvidas”, contou.