Arraiá Viver Quissamã começa na próxima sexta-feira (08)

Julho, tempo frio. Nada mais convidativo que uma festa junina, não é mesmo? A vontade de comer uma canjica e acompanhar as danças típicas das festividades é uma sazonalidade capaz de aquecer a economia local e regional, além de ser um dos momentos mais esperados do ano para a diversão de muitos. A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, dará início ao “Arraiá Viver Quissamã, nesta sexta (8). O evento irá até domingo (10), no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro.
Após dois anos sem os arraiais tradicionais por conta da pandemia, a população poderá se divertir gratuitamente, com muita música, shows, comidas típicas e danças tradicionais. Na sexta-feira (8), o evento começará com as quadrilhas ensaiadas pelos Programas Agente Mirim, PAI – Programa de Atenção ao Idoso e Jovens em Ação.
Em seguida, será a vez das apresentações das escolas do município: CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso, Creche Maria Júlia Pessanha de Souza, Felizarda Maria da Conceição, Ignácio Hugo de Souza, Sementes do Futuro, Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, CIEP Brizolão 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva, seguidos pelo CENE, CNEC, Colégio Estadual Visconde de Quissamã e IFF.
Ainda na sexta, a partir das 22h, haverá o show do Trio Forrozão. Com 30 anos de estrada, a banda sempre cantou muito xote, baião, forró pé de serra, mas atualmente, também entrou na onda do piseiro. O trio roda o Brasil afora, tendo como base, o triângulo, a sanfona e a zabumba. A grande inspiração foi o Mestre Luiz Gonzaga e assim, cantando o genuíno forró, o trio construiu sua história e, conquistou fãs pelos quatro cantos do país e no mundo.
Já no sábado (09), as apresentações começarão a partir das 20h com a Creche Maria Rachel Francisca Carneiro da Silva, seguidos pelo CMEI Manoel Ribeiro e Escolas Municipais Carlos Roberto Cruz Filippino, Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, Délfica de Carvalho Wagner, Professora Nelita Barcellos dos Santos, Professora Regina Celi Passos e Professora Tânia Regina Paula.
Dando continuidade as festividades, a partir das 21h, será a vez do cantor Reggis Netto se apresentar, com o seu “swing impregnante”. O artista empolga o público com as músicas sertanejas e a famosa pisadinha. A banda Levanta Saia subirá ao palco às 23h para encerrar a noite com com o forrozão “Derruba, delícia”, a música que está estourada faz tempo em todas as plataformas digitais.
Encerrando a programação do “Arraiá Viver Quissamã”, no domingo (10) a partir das 22h, a Banda Lamparão promete esquentar o público quissamaense com o tradicional forró pé de serra. A banda preparou um show especial que vai trazer músicas do seu repertório autoral, clássicos da música brasileira e, também, releituras de músicas do saudoso Gonzagão.
Segundo a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, além dos shows de artistas locais e regionais, a programação também inclui, durante os três dias de festa, barracas de comidas típicas, apresentações culturais, além de algumas escolas e programas sociais que dançarão a famosa quadrilha. “Um evento cultural movimenta a parte artística, mas também outros setores, como comércio, por exemplo. São profissionais que tiram o sustento da sua família neste ramo. Por isso, a importância dessas ações”, declarou Kitiely.
Para a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, a festa junina, além de ser uma tradição cultural e uma grande possibilidade de fomentar a economia local. “Convidamos toda a população quissamaense para prestigiar o evento, os comerciantes locais, e os profissionais que estarão com barraquinhas de comidas típicas. Venha se divertir com as apresentações das quadrilhas e os shows”, convocou Kitiely.