Apresentações, premiação e roda de conversa no universo de Pedro Bandeira

“Em Cada Canto um Encontro com Pedro Bandeira”. Esse é o evento que vai mobilizar os estudantes da rede municipal, estadual, federal e particular de Quissamã a partir desta sexta-feira (21). A atividade que acontecerá também no sábado (22) é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação e vai contar com uma programação diversificada, incluindo a premiação dos alunos vencedores do Concurso Literário e uma roda de conversa com o escritor Pedro Bandeira. O evento será aberto ao público apenas no sábado à tarde.
Na sexta-feira (21), durante todo dia, a atividade será realizada no Tatersal do Parque de Exposições e será destinada apenas a estudantes. A programação envolve apresentação das crianças, onde cada escola vai apresentar um livro do autor, e o musical “Ciranda com Pedro”, com o grupo Cirandarte.
Já no sábado (22), na parte da manhã, no Tatersal, haverá a premiação para os alunos vencedores do concurso literário e, a partir das 14h, no Anfiteatro da Prefeitura, vai acontecer a roda de conversa com Bandeira. A população interessada também poderá participar. Na ocasião, obras do autor estarão à disposição para serem adquiridas e autografadas.
Os alunos vencedores do concurso receberão os prêmios das mãos de Pedro Bandeira, autor de literatura juvenil mais vendido do Brasil, com um total de 23 milhões de exemplares até 2012. Os primeiros colocados receberão bicicletas; tablets para os segundos colocados e os terceiros serão premiados com caixinhas de som.
O concurso envolveu alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, das redes municipal, estadual, federal e particular e teve como finalidade desenvolver a leitura e a escrita em quatro modalidades: poesia (4º e 5º ano), poemas (6º e 7º ano), memórias (8º e 9º) e crônicas (Ensino Médio).
Os alunos vencedores do concurso
Modalidade Poema:
1º lugar – Maria Clara dos Santos, 5º ano da Escola Municipal Maria Ilka, com o poema “Sonhar”.
2º lugar – Eduarda Freitas Peroba de Sales, 5º ano da Escola Municipal Miguel Ângelo, com “Trilhando Caminhos”.
3º lugar – Hillary Paula Portela, 4º ano da Escola Municipal Tânia Regina Paula, com “Meus sonhos do Futuro”.
Memórias Literárias:
1º lugar – Júlia Gomes Moreira, 9º ano do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, com “Frutas podem ter gosto de infância”.
2º lugar – Nicole Ferreira Freitas, 8º ano do Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, com “Recordações”.
3º lugar – Bianca Corrêa Prata, 9º ano da Escola Municipal Nelita Barcellos, com “O Conhecimento”.
Poemas com Rima Cruzada e Alternada:
1º lugar – Maria Clara Faria do Espírito Santo, 7º ano do Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, com “Os caminhos que em levam a sonhar”.
2º lugar – Márcio do Espírito Santo Júnior, 6º ano da Escola Nelita Barcellos, com “O Conhecimento”.
3º lugar – Géssica da Silva Nunes, 7º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, com “Believer”.
Crônicas:
1º lugar – Nicolle Azeredo Duarte, do Instituto Federal Fluminense (IFF), com “De sal a sol: sonhar”.
2º lugar – Gislayne de Souza Ferreira, do Colégio Cenecista Nossa Senhora da Desterro, com “Existência é o melhor caminho”.
De acordo com Helena Lima, coordenadora de Gestão Pedagógica, só duas escolas participaram da quarta modalidade do concurso, por isso não há premiado na terceira colocação.