Apresentação da minicidade encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito

Para encerrar as atividades da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, foi realizada uma apresentação da minicidade para alunos do 1º Segmento da rede municial de ensino de Quissamã, nesta segunda-feira (25), na praça Brigadeiro José Caetano, no Centro da cidade. Na quarta-feira (27), serão sorteadas três bicicletas para alunos que participaram do percurso da minicidade. Na próxima sexta (29), haverá ainda uma apresentação do projeto no município do Carmo (região serrana do Estado), a convite da Guarda Municipal local.
A iniciativa do projeto, que tem como slogan “Por um trânsito mais seguro – siga este caminho”, é do Departamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, vinculada à Coordenadoria Especial de Segurança Pública de Quissamã, em parceria com a secretaria de Educação. O objetivo da ação é conscientizar os alunos do município sobre educação para o trânsito nas vias públicas da cidade.
O Coordenador Especial de Segurança Pública, Janderson Barreto Chagas, conta que esse trabalho é um esforço para um trânsito mais seguro no município. “É importante trabalhar com a criança para que ela possa transmitir essas informações para seus familiares, aprendendo o que pode e não pode fazer nas vias públicas. Estamos iniciando a municipalização do trânsito em Quissamã, tendo bastante cautela para não errar, pois são muitas as demandas para implementar a ação”, explicou.
Participaram do percurso na minicidade alunos das Escolas Municipais Felizarda Maria da Conceição Azevedo (Machadinha), Maria de Lourdes de Castro Ribeiro (Sítio Quissamã), Miguel Ângelo da Silva Santos (Caxias), Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Tânia Regina Paula (Alto Alegre).
A mediadora de um dos alunos da Educação Inclusiva da Escola Miguel Ângelo, Rosândia Moisés, ficou muito satisfeita com a participação das crianças durante o percurso na minicidade. “Eles conseguiram segurar os carrinhos direitinho através das instruções dos guardas municipais, que foram muitos atenciosos, explicando com uma linguagem bem clara para as crianças sobre os sinais de trânsito. Foi uma experiência muito válida”, destacou.
Empolgado com a minicidade e com a carteirinha de habilitação mirim, o aluno Matheus Costa Andrade, de 7 anos, do 1º ano de escolaridade da Escola Miguel Ângelo, disse que adorou andar nos carrinhos e aprender sobre os sinais de trânsito.
A programação foi iniciada no dia 18, com uma panfletagem sobre educação para o trânsito envolvendo alunos do 2º Segmento do Ciep Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, na avendida Barão de Vila Franca. No dia 19, foi apresentada a minicidade para alunos da Educação Infantil, no estacionamento da sede do Executivo. No dia 20, foi a vez do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro receber o teatro do Ciep e a cidadezinha, para adolescentes e crianças de 4 a 10 anos de idade. No dia 21, os guardas municipais atenderam alunos das três unidades escolares de Santa Catarina; em seguida, no dia 22, a minicidade e o teatro estiveram em Barra do Furado.