Aplicativo de Turismo de Quissamã serve de modelo para a região

O município de Quissamã é modelo para o seu vizinho, Macaé, na implementação de ferramentas para impulsionar o setor turístico. O secretário Leonardo Anderson, que também preside o Fórum Estadual de Secretários Municipais da área, que acontecerá no próximo mês, visitou, na manhã desta quarta-feira (24), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, quando conheceu detalhes do concurso de aplicativo, com informações sobre infraestrutura de serviços e roteiros, e tratou a possibilidade de trabalhar o turismo regional.
— Quissamã deu start na região na questão do aplicativo, e viemos conhecer a ideia para tentar implantá-la junto com as universidades e escolas técnicas de Macaé. As pessoas se hospedam em Macaé e conhecem também o entorno. Quissamã tem a vocação do turismo cultural com fazendas históricas, a comunidade quilombola de Machadinha, o ecológico com o Jurubatiba e o de observação de pássaros, enfim, os kits de sucesso que dão certo — disse Anderson.
O secretário Arnaldo Mattoso ressaltou que mesmo antes do resultado final, o projeto de sua pasta, que tem a parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF), despertou o interesse de outros municípios da região com maior porte. “Isso mostra que o nosso trabalho vai gerar frutos, não só aqui como fora, e é um instrumento importante para o turista e para o próprio quissamaense, que terá na palma da sua mão, todas as suas alternativas de onde ficar, onde comer, o que visitar, o que tem, o perfil do município”, destacou, lembrando que o concurso foi lançado em dezembro e as propostas devem ser entregues até 9 de abril.
Fórum – O secretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, disse que o evento manterá o viés de apoiar os municípios junto ao Estado. “É uma região estruturada, capacitada e começamos a entender que ela é turismo, cultura e conhecimento, e que o Rio de Janeiro tem vida da ponte pra cá. Vamos estender o trabalho de integração a outros municípios que compõem a Costa do Sol”, comentou.
Arnaldo defendeu um movimento regional, com a realização de uma reunião em Quissamã, de todos secretários de Turismo, para traçar um plano. “É importante que comecemos uma articulação para alavancar a região, já que hoje o turismo se concentra na capital e cidades próximas, e o interior acaba não sendo tão prestigiado, como deveria”, disse.