Antigo DPO de Barra do Furado ganha melhorias e vai funcionar como Centro de Segurança

Já se encontra em fase final de acabamento, o novo Centro Integrado de Segurança Guarda Municipal e Polícia Militar, que vai funcionar no antigo Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), em Barra do Furado, no litoral de Quissamã. O imóvel recebeu, durante dois meses, obras de melhoria, como construção de mais uma sala, forro novo, recuperação das redes elétrica e hidráulica e demarcação da área. Ele passará a monitorar também a segurança dos imóveis públicos, como escolas e postos de saúde. A inauguração – sem data marcada – vai acontecer com a presença da prefeita Fátima Pacheco e do comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, em Macaé, Marco Aurélio Vollmer.
O antigo posto do DPO estava desativado há cerca de dois anos, e está sendo reaberto pela atual administração, em parceria com o governo do Estado. A decisão ocorreu após encontro de Fátima com o comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel PM Lúcio Baracho, no dia 13 de janeiro. Antes, Fátima se reuniu no dia 3 do mesmo mês com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, em Macaé, tenente-coronel Marco Vollmer, quando fez o mesmo pedido.
Com a parceria, o Centro Integrado de Segurança terá inicialmente um guarda municipal, como plantonista, para coletar as ocorrências repassando-as para os dois policiais militares (PM) que estarão atuando nas ruas da localidade. Após a implantação do sistema de monitoramento, o efetivo passará a contar com três PMs, que também vão cobrir a entrada e saída da praia.
Segundo o Coordenador Municipal de Segurança Pública, Janderson Chagas, o investimento vai permitir que os moradores da localidade tenham mais segurança, principalmente no período de verão, quando aumenta o número de visitantes. “Temos um grande fluxo de banhistas na alta temporada, e a segurança deve ser redobrada. Os moradores também serão beneficiados durante o ano, quando o movimento é bem menor”, disse.
Para o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Marcelo Batista, o atual governo não tem medido esforços para garantir mais segurança para a população. “Uma das prioridades da atual administração é assegurar o direito de ir e vir de todo o cidadão, e estamos empenhados em buscar parcerias para o desenvolvimento do município”, destacou.