Ano letivo de 2021 começa na próxima segunda-feira (8) em Quissamã

O ano letivo da rede municipal de Quissamã será iniciado na próxima segunda-feira (8). Por conta da pandemia da Covid-19, o ensino permanece remoto, com a distribuição dos módulos educacionais com conteúdo para os mais de 4 mil alunos. A retirada do Módulo I será realizada nas unidades de origem dos estudantes entre os dias 8 e 11 de fevereiro. No mesmo período, a Secretaria de Educação também vai fazer o recadastramento do Cartão Nutricional.
Os profissionais da rede participam de uma aula virtual, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), com a psicóloga e psicopedagoga Erika Neves. Nesta semana, a secretária de Educação, Helena Lima da Costa, tem se reunido com os diretores das 15 unidades municipais (12 escolas e três creches) para tratar dos últimos detalhes para o início das aulas. O ano letivo de 2021 terá como tema “Educação em movimento: Tempo de acolhimento, de escuta e de recomeço.
“Os profissionais da Educação, os pais e os alunos tiveram um ano de 2020 muito diferente do habitual. Mas, com muito trabalho e diálogo, conseguimos avançar para construir uma Educação forte em Quissamã. Neste ano, a união deve permanecer até que possamos retornar às aulas presenciais”, disse a secretária de Educação, Helena Lima da Costa.
A Educação em Quissamã registrou grandes resultados nos últimos anos. Com projetos que ajudaram na união entre diretores, professores, pais e alunos, o município registrou a sua maior média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota de 6,1, ultrapassando inclusive a meta projetada para o ano de 2025. Em 2021, a Prefeitura ainda realizou o enquadramento do Plano de Cargos e Salários da classe.
— A Educação teve muitas conquistas nos últimos anos, sempre com a valorização dos profissionais do setor e também ofertando um ensino de qualidade para os alunos. Mesmo com a pandemia, que mudou as características do ensino em 2020, seguimos com o mesmo objetivo de manter Quissamã como um dos principais municípios nesse segmento na região e no estado – conta a prefeita Fátima Pacheco.
Em 2020, com a pandemia, os professores ampliaram seus trabalhos para além da sala de aula. Vejo que a participação familiar auxiliou muito nas aulas em casa neste período.

Recadastramento do Cartão Nutricional
Criado em maio de 2020 para reforçar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino no período sem aulas presenciais, o Cartão Nutricional vai passar por um recadastramento no período de 8 a 11 de fevereiro. Os pais e responsáveis devem procurar a unidade de origem do estudante para realizar o processo, levando cópias da identidade; CPF; identidade ou certidão de nascimento do aluno; e comprovante de residência.