Aniversário do Centrinho é marcado por homenagem

A manhã desta segunda-feira (18) foi de acolhimento e emoção no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ) com o “Portas Abertas”. O evento contou com uma homenagem ao primeiro aniversário da instituição e a reunião de pais referente ao início das atividades em 2019 e reuniu além de pais e profissionais da unidade, o secretário de Educação, Róbisson Serra, o subsecretário Ailson Belarmindo, representantes da Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP) e o vereador Chiquinho Arué.
A programação contou com uma homenagem às professoras pioneiras do processo de implantação da educação inclusiva na cidade, como Marli Moreira, Ivanice de Barcelos e Marli Manhães, pessoas que sempre fizeram um trabalho diferenciado com as crianças em anos anteriores.
Na oportunidade, as homenageadas lembraram quando deram os primeiros passos no processo da educação dos alunos com necessidades especiais. “É um prazer poder fazer parte desse momento e saber que esse espaço, sonhado por todos nós, se tornou realidade. Isso mostra que nosso trabalho não foi em vão e hoje, através do Centrinho, nossas crianças contam com atendimento especializado”, destacou Marli Moreira.
Gabriela Vasconcelos Gomes, diretora da unidade, pontuou que a proposta de trabalho desenvolvido no CAEEQ tem como objetivo complementar e suplementar a parte pedagógica da escola. “Dessa forma, a criança vem da escola para um atendimento especializado no Centrinho. Cada aluno é único e para atendê-los trabalhamos com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que está sendo implantado aos poucos e nossa proposta para esse ano é amarrar nossas ações voltadas para o PDI buscando as atividades que são de extrema importância para as crianças. A ideia é que o pedagógico venha atender a peculiaridade de cada criança”, disse.
O secretário Róbisson Serra destaca que a educação inclusiva no município tem alcançado resultados importantes e servindo de referência para outras cidades. “Sabemos o quanto o Centrinho é importante na vida do educando e dos familiares e por isso estamos dando o nosso melhor para que possamos atender a todos. Ao longo de 2018, tivemos avanços positivos em todos os aspectos e isso despertou o interesse de secretarias de educação dos municípios de Cardoso Moreira, São Fidélis e Rio das Ostras, que querem conhecer o espaço. Isso nos deixa ainda mais motivados e com a certeza de que estamos no caminho certo”, completou.
O Centrinho é destinado aos alunos com necessidades especiais leves, moderadas e graves, matriculados na rede municipal, atendidos no contraturno, desde a creche até ao término do Segundo Segmento do Ensino Fundamental. Para este ano, a unidade está implementando ações que fomentem um projeto com a participação da família junto ao CAEEQ, através de práticas coletivas.