Animais soltos nas vias públicas serão recolhidos e proprietários multados

Um caminhão para apreensão de animais soltos (equinos e bovinos) nas vias públicas já presta serviços à secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, com apoio da Guarda Municipal, nos bairros e localidades do município. A finalidade é permitir maior segurança para a população, evitando riscos de acidentes de trânsito.
Nesta semana e na outra será realizado um trabalho de divulgação e conscientização com os proprietários para impedir a fuga desses animais para as áreas públicas. A população pode colaborar informando pelo telefone da Guarda 153 (ligação gratuita) os locais com animais soltos. Os equinos apreendidos serão levados para uma área próxima ao Palmeirinhas, e os bovinos para o Parque de Exposição.
Segundo o chefe da Guarda Municipal, Arilson Barros, a apreensão acontecerá durante toda a semana, ininterruptamente.
— Vamos atuar 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Deixar animais soltos na pista, além de ser um ato irresponsável, também é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A responsabilidade por manter o animal solto nas ruas e rodovias é do proprietário — lembrou.
De acordo com a legislação municipal, o animal apreendido será submetido à resenha e fotografia, para formação do cadastro de identificação. O proprietário poderá resgatar o seu equino ou bovino após o pagamento de uma multa, que terá o valor acrescido em caso de reincidência e até perder o animal, bem como ser responsabilizado por qualquer dano ou acidente que venha a sofrer ou causar nas vias públicas.
O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo, disse que os proprietários dos animais soltos ainda não tomaram consciência do risco eminente que eles oferecem à população, com a possibilidade de ocorrer óbitos em acidentes. “Vamos intensificar as ações de monitoramento e coleta destes animais nas vias da cidade, recolhendo-os para um local apropriado. Para reavê-los, seus donos precisam pagar uma multa e se comprometer a não deixá-los soltos”, destacou.