• Assistência Social

Ambiente Jovem celebra ações de 2023 com Roda de Conversa com a prefeita e o vice-prefeito

O Programa Ambiente Jovem realizou, em seu núcleo no bairro Caxias, uma Roda de Conversa para marcar o encerramento das atividades em 2023. Na ação promovida, na última quarta-feira (27), pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, os professores, monitores e participantes do programa compartilharam as realizações e aprendizados alcançados ao longo do ano.

O encontro contou com as presenças da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista, da secretária de Assistência Social Tânia Magalhães, e da subsecretária Valquiria Barcelos.

“Nossa juventude está fazendo a diferença, com sensibilidade e consciência ecológica para transformar a sua comunidade. O Programa busca capacitar multiplicadores de conhecimentos voltados para a sustentabilidade e cidadania”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.

O Programa Ambiente Jovem é uma parceria da Prefeitura de Quissamã, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Promover o pensamento ecológico e incentivar uma geração com maior conhecimento ambiental é uma realidade em Quissamã, uma cidade que se preocupa e cuida de suas áreas de preservação e recursos naturais”, avaliou o vice-prefeito Marcelo Batista.

No município, 50 jovens recebem qualificação para lidar com os desafios socioambientais, ampliando as oportunidades profissionais. O Ambiente Jovem é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos que tem como objetivo formar agentes ambientais em suas comunidades.

“O programa favorece a inserção no mercado de trabalho formal e desenvolve uma visão empreendedora nos jovens, possibilitando outras alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos da iniciativa é o aumento na qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades, integrando esforços para garantir direitos e promover autonomia” enfatizou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.