Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Alunos recebem ação contra Abuso e Exploração Sexual

Alunos recebem ação contra Abuso e Exploração Sexual

Por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, ocorrido no último dia 18, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a secretaria de Assistência Social de Quissamã estão realizando durante toda essa sexta-feira (26), no Ciep Amilcar Pereira da Silva, uma ação com palestras, jogos desenvolvidos pelo grupo de teatro Ca Ta Art, exibição de um vídeo explicativo e pronunciamento de conselheiros tutelares. Participou do evento, o vereador José Borba.
O projeto, em parceria com o Conselho Tutelar, secretaria municipal de Educação e o Ca Ta Art acontece em todas as escolas da rede municipal. Nesta sexta, 13 turmas do Ciep participam da dinâmica, que também foi apresentada na quarta-feira (24), na mesma escola. Na segunda-feira (22), foi a vez dos alunos da Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, receberem a ação.
Segundo a presidente do CMDCA, Ivandra Linhares, a ação tem a finalidade de orientar o público-alvo sobre as agressões. “Precisamos mostrar que o problema existe, e é importante para a criança e o adolescente saberem se prevenir diante de uma ameaça”, disse, acrescentando que um dos instrumentos de combate ao abuso e a exploração sexual contra a criança e o adolescente é o Disque Denúncia (100), que recebe também informações de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. Os pais ou responsáveis também podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que trata da violação dos direitos e o Conselho Tutelar, da violência sexual.

Data — Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal nº 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em função do crime ocorrido em 1973, conhecido como Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos foi assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo. A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.