Alunos participam de final da Batalha de Cálculo Mental – Calculando 2017

Na manhã de quarta-feira (27) foi realizada a batalha de cálculos no auditório da Prefeitura de Quissamã, quando um grupo de 12 alunos participou da etapa final do Calculando 2017 – Batalha de Cálculo Mental, atividade que vinha sendo desenvolvida nas escolas da rede municipal nas turmas de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a responsável pelo Letramento Matemático da Coordenação de Ensino, Simone Martins da Silva Gonzaga, o evento envolve cálculos mentais onde os alunos têm até um minuto para responder a cada cálculo. “São alunos de nove escolas que competem de dois a dois, respondendo a uma operação de cada, a cada rodada, e vence quem chegar à final e acertar mais respostas”.
Foram oito alunos do 5º ano e quatro do 6º que, durante o evento, duelaram entre si, sempre respondendo questões envolvendo as quatro operações básicas de somar, subtrair, multiplicar e dividir, até que um dos dois saísse campeão da rodada.
No grupo do 5º ano saiu vencedor Kauê Lucas Nunes Souza Conceição, da E.M. Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, ficando em segundo Carlos Augusto Pessanha de Souza, da E.M. Ignácio Hugo de Souza e, em terceiro, Júlia Pessanha de Souza Pereira, E.M. Profª. Tânia Regina de Paula.
No 6º ano, Ana Luiza Rosa Gomes, do CIEP Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva ficou com o primeiro lugar; Matheus Ribeiro, da E.M. Maria Ilka Quroz de Almeida em segundo; e, em terceiro, Isabela da Silva Salles, da E.M. Profª. Nelita Barcellos dos Santos. Os dois campeões receberam de prêmio uma bicicleta, os vices ganharam fones bluetooth e, os terceiros colocados, caixas de som. Para todos os participantes foi dado, como incentivo, um kit com materiais escolares.
“Esse tipo de evento é também de socialização, já que conta com a presença da família, já que os pais vem torcer pelos seus filhos. É um trabalho que incentiva, não só na prática da matemática, como auxilia em outras disciplinas, já que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico”, afirmou o secretário de Educação, Róbisson Serra.
A mesa julgadora foi composta por Simone (presidente), por Róbisson e pela chefe de divisão do 1º Segmento, Kátia Mello. Estiveram presentes alunos das escolas representadas pelos competidores, os pais dos mesmos e seus professores.