Alunos participam da minicidade na Semana Nacional do Trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito, o Departamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, vinculada à Coordenadoria Especial de Segurança Pública de Quissamã, em parceria com a secretaria de Educação, está apresentando até o dia 25 deste mês – Dia Nacional do Trânsito – no estacionamento da Prefeitura, a minicidade do trânsito para alunos da rede municipal de ensino, com a finalidade de conscientizá-los de sua responsabilidade nas vias públicas.
Além de receber noções sobre faixas, sinais luminosos, estacionamento e mão e contramão com o inspetor do Projeto “Ronda Escolar” Luis Felipe Fidélis e o agente de trânsito Marcelino Azevedo, as crianças e adolescentes são contemplados com uma carteira de habilitação simbólica destinada ao uso de bicicleta, patinete, velocípede, skate e outros veículos de transporte mirim.
Nesta terça-feira (19), os alunos do Maternal e do 1º ano da Escola Municipal “Semente do Futuro” (Canto da Saudade), Creche Raquel Francisca (Centro), Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Ribeiro (Caxias) e Escola Municipal Ignácio Hugo (Penha) participaram pela manhã da apresentação que vai se repetir na parte da tarde, com outras turmas das mesmas escolas.
Os alunos do Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva também estão auxiliando os agentes da Guarda Civil Municipal a panfletar em diversos pontos da avenida Barão de Vila Franca, sobre como se comportar no tráfego.
De acordo com a professora Verônica Lorega, as crianças estão entusiasmadas com a Semana Nacional do Trânsito. “Muitos pais contaram que as crianças nem dormiram direito. Elas falavam o tempo todo sobre a minicidade”, disse.
O coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Chagas, disse que a Educação no Trânsito é o caminho correto para se evitar acidentes. “As crianças e adolescentes aprendem com mais facilidade a se prevenir com as campanhas educativas envolvendo teatro e brincadeiras, e com isso conseguimos reduzir o índice de acidentes”, destacou.
Programação – Na quinta-feira (21), será a vez dos alunos das Escolas Municipais Felizarda Maria de Azevedo (Machadinha) e Carlos Filippino e da Creche Raquel Maria (Santa Catarina) receberem pela manhã e à tarde, na quadra da praça de Santa Catarina, a visita da Guarda Municipal; na sexta-feira (22) pela manhã e à tarde, alunos da Escola Délfica Wagner (Barra do Furado) e na segunda-feira (25), encerrando as atividades, os alunos da Escola Municipal Tânia Regina (Alto Alegre), Miguel Ângelo (Caxias), Maria de Lourdes (Sítio Quissamã) e Nelita Barcellos (Morro Alto), na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro da cidade.