Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Alunos do Jovens em Ação participam de ação educativa sobre tabagismo

Alunos do Jovens em Ação participam de ação educativa sobre tabagismo

A Secretaria de Saúde, por meio dos Programas de Controle e Tratamento do Tabagismo e Saúde na Escola, realizou na manhã e tarde desta quarta-feira (22), no Centro de Referência da Criança e Adolescente, uma ação tendo como tema o tabaco. O público-alvo foram os participantes do Programa “Jovens em Ação”, que contempla adolescentes de 15 a 18 anos.
O grupo, composto por aproximadamente 30 jovens em cada período, pôde aprender de forma lúdica, sobre os malefícios do cigarro. Na abordagem sobre o tabagismo, foi utilizado uma metodologia participativa, com distribuição de textos, divididos em subgrupos, que realizaram a leitura, responderam questões sobre o texto e fizeram apresentação.
De acordo com Sheila Batista, coordenadora do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, afirmou que, mesmo diante de inúmeras campanhas contra o tabagismo, o cigarro conquista novos adeptos todos os dias. “Muitas pessoas começam a fumar muito cedo por influência dos pais que já são fumantes, dos amigos, por uma questão de autoafirmação, ansiedade, dentre outros fatores”, disse.
Sheila ainda complementou, que as pesquisas demonstram que o uso do cigarro, se inicia antes dos 19 anos de idade, sendo assim, de extrema importância alertar os jovens sobre os malefícios ocasionados pelos diversos tipos de cigarros, incluindo os eletrônicos que atualmente estão na moda, os de palha, o narguilé, que equivale à fumaça de 100 cigarros.
“O intuito é levar para os jovens, atividades como esta, que são extremamente importantes para a conscientização sobre o fumo. A maioria, quando questionados, informaram que têm fumantes em casa. Dessa forma, eles estão aprendendo da forma educativa, que essa prática, não traz nenhum benefício à saúde”, disse Maria Aparecida Barcelos, coordenadora do Programa Saúde da Escola.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.