Alunos do Clube de Ciências do Ciep são homenageados

Uma recepção foi organizada, na manhã desta terça-feira (12), no Ciep Municipalizado 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, para os componentes do Clube de Ciências da unidade escolar, em especial, aos alunos Cauê dos Santos Neves e Caettano Manhães Del Negri. Na última semana, eles participaram da 25ª Ciência Jovem, em Recife, considerada uma das maiores Feiras de Ciências do país e conquistaram a 4ª colocação com o Projeto “Química Verde Contra Febre Amarela”. A comemoração contou com a presença dos alunos, diretores Jandra Machado, Ângelo Leaubon, Bruno Silva e José Henrique dos Santos Abreu, professores, familiares, da Prefeita Fátima Pacheco e dos representantes da Secretaria de Educação. A programação contou ainda com a apresentação da banda do CEMEI Manoel Ribeiro, sob a regência de Cláudio Márcio Alves de Souza.
A Prefeita Fátima Pacheco parabenizou os alunos e profissionais. “Marcamos esse encontro aqui para dar boas notícias. Ao lado do secretário de educação e toda equipe, agradeço ao Ciep, diretores, professores, merendeiras, toda equipe, e principalmente aos alunos, e o Jobert, que através do Clube de Ciências, competiram em uma feira estadual, onde tinham muitas escolas particulares, e obtiveram o primeiro lugar, e com isso, foram escolhidos para representar, não só a cidade, mas todo estado do Rio de Janeiro na feira em Recife, onde garantiram o 4º lugar. Toda essa conquista significa muito, mostra que nossas crianças são inteligentes, produtivas, criativas. Gostaria de lembrar que além do Caetano e do Cauê, nesse feito extraordinário, temos aqui no Ciep só vitórias e campeões. Quero exemplificar com as alunas Luna e Isabella, eleitas por vocês, vereadoras jovens, e também a Larissa, campeã de tiro com arco. A nossa escola pública e a nossa cidade são de pessoas vencedoras”, destacou Fátima.
O estudante Caetano Manhães falou um pouco da experiência com a viagem e deixou uma mensagem de incentivo aos colegas. “O voo de avião foi uma coisa nova pra gente e confesso que subiu um arrepio, mas faz parte da vida. Hoje, estamos na escola aprendendo coisas básicas, como somar, contar, mas amanhã, estaremos aprendendo coisas que vamos levar para a vida. Estamos a um passo do ensino médio e eu sonho ingressar no IFF. O meu recado é para que cada aluno nunca desista de pensar no futuro, de querer coisas novas para suas vidas e não deixem que nada de ruim os levem para o caminho do mal. Sigam sempre pelo caminho certo que é o caminho da sabedoria”, ressaltou o estudante.
“É um prazer imenso representar não só o Ciep 465, a Prefeitura de Quissamã, mas também o nosso estado do Rio de Janeiro. Nosso coração inunda de tanta alegria e o resultado obtido é fruto de muita dedicação, esforço, comprometimento com o dever de casa, e não somente a participação atuante no laboratório. O que mais no encantou foi quando recebemos o primeiro lugar na XII FECTI, na cidade do Rio de Janeiro, e junto, o credenciamento para a feira de nível nacional, em Recife, onde participamos com representantes de todos os estados brasileiros. Junto à premiação do 4º lugar nessa feira, recebemos outro credenciamento para participarmos de uma feira de nível internacional, que vai acontecer no final do mês, no Pará”, disse o professor Jobert Willemen, reforçando que esforço, dedicação, boa vontade, empenho de estudar e a curiosidade são os princípios dessas conquistas. “Agradeço ainda ao incentivo que a escola nos dá, assim como o incentivo da Prefeitura”, disse.
Fernanda da Silva Neves, tia do Cauê, destaca a relevância dos estudos. “A educação transforma e transformou a minha vida. Eu nasci e cresci em uma fazenda, onde até os 12 anos não tinha acesso a televisão. Meus pais não tiveram acesso à educação, mas eu sempre cresci com vontade de mudar e foi com esse pensamento e com as oportunidades que o município me proporcionou, que venci. Estudei, cursei faculdade, mestrado e doutorado em universidade federal, e hoje, sou professora. Hoje é o Cauê quem está alcançando voos e torço para que sejam bem maiores que os meus”, disse Fernanda.
A 25ª Ciência Jovem aconteceu no Shopping RioMar Recife e contou com 270 projetos da educação infantil ao ensino médio e 30 projetos de educadores, reunindo estudantes e professores de todos os estados do país e também do Paraguai, México, Colômbia e Porto Rico.