Alunos do Ciep discutem a importância do turismo

O Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, no bairro de Caxias, promoveu, esta semana, uma atividade, sob a coordenação do professor de Geografia William Passos, que envolveu as turmas 601, 701, 606 e 607, dos 6° e 7° anos do ensino fundamental, que contam, predominantemente, com alunos de 11 e 12 anos. O objetivo, segundo ele, é que eles se tornem multiplicadores do turismo no município, partindo de uma releitura artística do material de divulgação da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e que está exposta, na forma de corredor cultural, no primeiro andar da escola, com o título “Conheça Quissamã sob o olhar dos nossos alunos”.
E, para fechar os trabalhos, foi realizada uma palestra com a equipe de planejamento turístico da Prefeitura de Quissamã, liderada pelo turismólogo e assessor técnico de Turismo Marco Simas. “Conversamos com os alunos sobre o material que temos para trabalhar, sobre a importância do turista dentro da cidade e o bem receber, que deve ser exercido por todos os que nela vivem. Falamos da história de Quissamã, sua importância, de pontos turísticos, da importância de uma folheteria turística e de como é o trabalho dentro de nosso setor”, esclareceu.
Marco falou sobre a importância de ter turista na cidade, que movimenta toda a economia local. E de como o quissamaense sabe receber bem, sobre a cidade ser muito agradável e que só passear por suas ruas já é uma programação. E também que o turista se sente acolhido na cidade que oferece orientação e informação. O assessor técnico disse ainda que se sentiu emocionado ao ver a exposição, onde cada aluno pode mostrar como entende o turismo, a partir do material fornecido pela secretaria, montando painéis.
“A palestra foi muito produtiva, como culminância de um trabalho de conscientização sobre a importância do turismo para o desenvolvimento de Quissamã, dentro da disciplina de Geografia”, explicou William. Ele falou ainda que contou com a parceria da colega e professora de História Mara Cristina Azeredo Ferreira, que teve papel fundamental no desenvolvimento do trabalho, já que foi ela quem intermediou o contato com a equipe do Turismo, agendou a palestra e transportou o material utilizado nos trabalhos dos alunos até a escola. Citou ainda o professor de Educação Física Allan Novaes, que liberou uma das turmas para participar da atividade.