Os alunos do 9º ano de Quissamã, que estudam na rede pública desde o 1º ano do Ensino Fundamental, podem se inscrever no programa #PartiuIFF, uma iniciativa do Ministério da Educação que visa preparar os estudantes para o processo seletivo do Instituto Federal Fluminense (IFF) e ampliar suas chances de ingresso no ensino técnico e profissionalizante da rede federal.
As inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira, 21/03, (ACESSE AQUI), e o público-alvo inclui alunos negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e jovens de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. Os selecionados receberão, por oito meses, uma bolsa de estudos de R$ 200, paga pelo Governo Federal.
No campus IFF Quissamã, serão oferecidas 40 vagas para o curso preparatório. Recentemente, a secretária municipal de Educação, Helena Lima, e a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, receberam a diretora do campus, Nathalia Bastos, para apresentar o programa.
“Essa parceria entre a Prefeitura e o IFF vai ampliar as oportunidades para nossos alunos ingressarem no ensino técnico da rede federal. Hoje, temos aproximadamente 350 alunos no 9º ano da nossa rede e, com essa iniciativa, esperamos aumentar ainda mais o número de aprovações no IFF”, destacou a secretária de Educação, Helena Lima.
As aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais serão ministradas no próprio campus do IFF Quissamã, de abril a dezembro de 2025, totalizando 320 horas de carga horária. Os estudantes também contarão com acompanhamento psicopedagógico, orientação acadêmica e oficina de redação. O IFF Quissamã oferece os cursos técnicos em Administração, Eletromecânica, Informática e Segurança do Trabalho.
A rede municipal de ensino de Quissamã conta com quatro escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental: o Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva, a Escola Municipal Nelita Barcellos dos Santos, a Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner e a Escola Municipal Maria Ilka de Queirós Almeida.
O prefeito Marcelo Batista destacou a importância do programa para os jovens do município:
“Nossa gestão trabalha para oferecer oportunidades reais aos nossos estudantes. Essa parceria com o IFF representa um passo importante para que mais jovens tenham acesso à educação técnica de qualidade e possam trilhar um caminho com grandes perspectivas no mercado de trabalho”, frisou o prefeito.
Para mais informações, ACESSE AQUI.