Alunos do 5º e 9º ano da rede municipal fazem prova do Saeb

Esta semana é de avaliação da Educação na rede municipal de Quissamã. Desta terça (23) a quinta-feira (25), mais de 600 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental vão fazer a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2021). A avaliação é um dos instrumentos para definir o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A secretária de Educação, Helena Lima, destaca que a meta para este ano é 6,4. A prova é composta de questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa. Fazem a prova 362 alunos do 5° ano e 245 alunos do 9° ano.
– Em 2019, a rede de Educação de Quissamã alcançou o índice de 6.1, superando a meta prevista de 5.5. Mais que atingir ou superar o índice, nosso objetivo é o aprendizado dos nossos alunos. Pra isso, a Prefeitura de Quissamã vem equipando as nossas escolas com material de qualidade para professores e alunos, frisou a secretária.
No primeiro dia, fizeram a avaliação os alunos do Ciep Brizolão 465 Amilcar Pereira da Silva; E.M. Délfica de C. Wagner; e E.M. Ignácio Hugo de Souza. Na quarta, será a vez dos alunos da E.M. Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida; E.M. Professora Nelita Barcellos dos Santos; E.M. Professora Tânia Regina Paula e E.M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro. Já na quinta, fazem a prova do Saeb os estudantes da E.M. Felizarda Maria C. De Azevedo e E.M. Miguel Angelo da S. Santos.
Preparação – Desde agosto, a Secretaria Municipal de Educação vem capacitando professores e alunos para a avaliação. A secretaria adquiriu o curso Saeb Digital com a proposta de fornecer ferramentas importantes para auxiliar na construção dos materiais utilizados com os alunos e promoveu simulados.
O INEP estipulou metas a serem atingidas para o país, estados, municípios e escolas. O município de Quissamã desde o ano de 2017 tem alcançado os maiores índices desde que a prova começou a ser aplicada em nossas escolas. E cada uma das unidades escolares participam e as notas têm superado em suas metas.