Alunos de Santa Catarina avaliam o trânsito na área central

Alunos da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, da localidade de Santa Catarina, selecionados para participar do III Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito, fizeram nesta quinta-feira (19) um trabalho de coleta de dados nas principais ruas do Centro de Quissamã. O objetivo foi dar embasamento ao projeto de Educação para o Trânsito do estudante Matheus Espírito Santo Gonçalves, com o tema “Campanha de conscientização sobre segurança no trânsito – cidadão consciente não sofre acidente”, que será apresentado no encontro, em São Paulo, no próximo mês.
Os alunos foram acompanhados pela coordenadora municipal do Projeto Arteris, Emanuelle de Souza, e a coordenadora pedagógica do Segundo Segmento da Escola Maria Ilka, Rogéria Paula Ferreira, na observação e registro de imagens de infrações de trânsito.
“Ficamos impressionados com a irresponsabilidade de alguns motoristas e condutores de motocicletas aqui na área central. A maioria não usa cinto de segurança, dirige com criança no colo e até na contramão, o que pode ocasionar acidentes gravíssimos”, destacou Matheus.
A professora Rogéria Paula avaliou o primeiro dia de atividade em campo, realizada com os alunos, a partir do projeto do Matheus, que é um trabalho em parceria com aconcessionária Autopista Fluminense, para que todos possam ter um trânsito mais seguro.
“Saímos da praça Brigadeiro José Caetano e passamos pelas ruas mais movimentadas do Centro. Observamos que vários motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas cometem infrações, que devem ser corrigidas. Logo no inicio, presenciamos carros parados sobre faixas de pedestre e estacionados nas calçadas, ocupando espaços de circulação dos pedestres. Um número expressivo de motoristas não utiliza cinto de segurança e condutores de moto carregam o capacete nos braços. Flagramos ainda carros na contramão. Esse primeiro dia foi importante e vai ajudar a colocar o projeto de Matheus em prática, com intervenções como a blitz pedagógica, com foco na orientação”, concluiu a coordenadora.