Alunos de Quissamã participam de desfile cívico em comemoração aos 33 anos de emancipação do município

Quissamã vai completar 33 anos de emancipação político-administrativa no próximo domingo (12). A Prefeitura preparou uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, e na tarde deste sábado (11), contou com um desfile cívico, tendo como tema: “Vamos Ressignificar”. Composto por aproximadamente 1,5 mil alunos de todas as escolas da rede municipal e ainda escolas privadas, o evento foi um sucesso. Nem mesmo a chuva, impediu a alegria dos participantes.
“Fico muito feliz em ver essa avenida cheia de alunos desfilando no aniversário da cidade. Depois de dois anos, voltamos a realizar esse lindo evento, que reúne todas as escolas do município. Quissamã tem uma população de gente feliz e acolhedora e esperamos mais eventos nos próximos meses”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
Alunos e professores tiveram a oportunidade de apresentar a cidade, que traz em suas raízes um legado para a história e cultura brasileira, homenagear os munícipes, que sempre foram verdadeiros guerreiros e contribuem para tornar Quissamã, cada vez melhor. “A Educação move transformações incríveis. Hoje, acompanhamos 1,5 mil alunos voltando a desfilar após dois anos, levando alegria e diversão para todos ”, disse a secretária de Educação, Helena Lima.
Os 17 equipamentos de ensino de Quissamã participaram do desfile e cada um abordou um tema dentro do contexto “ressignificar”. O CNEC – Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, o CENE – Centro Educacional Nova Escola é o IFF – Instituto Federal Fluminense, também abrilhantaram a apresentação, acompanhada de perto pela deputada federal Soraya Santos, que fez questão de prestigiar o evento ao lado da prefeita Fátima Pacheco e do vice-prefeito Marcelo Batista.
O desfile foi aberto pelo pelotão da Marinha do Brasil, seguido pela Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim e Defesa Civil. A Secretaria Educação com a faixa “Ressignificar – Buscando um novo sentido para a educação”, antecedeu a Banda Marcial Muryllo da Silva Nonato. O CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso, de Santa Catarina, veio falando sobre a sabedoria, já o Manoel Ribeiro, de Caxias, abordou como tema, a alimentação.
A Creche Municipal Raquel Francisca Carneiro da Silva, falou sobre relações sociais. Na avenida, a Banda de Lata Maria Josefa Souza Pessanha, que conduziu a Creche Júlia Pessanha de Souza, levantou a bandeira do trabalho. A Banda Marcial Guilherme Maia de Freitas, que ganhou esse nome para homenagear o aluno que faleceu prematuramente em 2017, representou a Escola Maria de Lourdes de Castro Ribeiro.
A Escola Sementes do Futuro, desfilou com a missão de lembrar a todos que para prosseguir, é preciso ter otimismo. Os representantes da Regina Célia Passos, apresentou o tema empatia, explicando que o termo significa respeito e amor ao próximo. Os alunos da inclusão social participaram deste momento. A Banda Marcial Professora Tânia Regina Paula, puxou os alunos da Escola Carlos Roberto Cruz Filippino, que se referiu a religião.
Felizarda Maria Conceição de Azevedo, fraternidade. O CENE – Centro Educacional Nova Escola, afeto, a Corporação Musical Miguel Ângelo da Silva Santos, também compôs a trilha sonora do desfile. A Escola Ignácio Hugo de Souza, expôs a vida. Délfica de Carvalho Wagner, falou sobre o tema mais debatido nos últimos dois anos de pandemia, a vida. A Corporação Musical Beatriz Silva da CNEC – Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, conduziu as escolas Nelita Barcellos dos Santos, com o tema fé e Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, esperança.
Cooperação Musical Maria dá Conceição Barcelos, acompanhou as escolas Professora Tânia Regina de Paula, com a “sua ” felicidade e a Maria Ilka de Queirós e Almeida, a solidariedade, dando passagem para a Banda Municipal Délfica de Carvalho Wagner. Um dos integrantes da banda, Marcelo Júnior, que foi aluno da escola e atualmente continua tocando na banda, falou da alegria de poder voltar a desfilar. “Mesmo o tempo instável, não nos tirou a vontade em prestigiar a nossa cidade”, avaliou Marcelo.
A secretaria de Assistência Social desfilou com integrantes representantes de todos os projetos e programas sociais, como o PAI, Jovens em Ação, Renda Mínima, entre outros. A secretaria de Esporte e Juventude, também fez questão de apresentar as modalidades esportivas que compõe as escolinhas ofertadas pelo município. A secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer desfilou com as turmas do Centro Cultural Sobradinho.
Participaram do evento, os secretários de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo de Queirós Mattoso, de Saúde, Nílton Pinto, de Mobilidade Urbana, Alexandre Santos, de Esporte e Juventude, Isis das Chagas, Comandante da Guarda Civil Municipal, José Sabino, Subsecretário de Governo, Paulo David Nogueira, O coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, além dos vereadores Maurício Buguinho, Cássio Reis, Mazinho, Rildo, Simone Flores, Janderson, Fábio Castro, Rildo Barcelos e Aílson Belarmino.