Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Alunos de Quissamã participam de desfile cívico em comemoração aos 33 anos de emancipação do município

Alunos de Quissamã participam de desfile cívico em comemoração aos 33 anos de emancipação do município

Quissamã vai completar 33 anos de emancipação político-administrativa no próximo domingo (12). A Prefeitura preparou uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, e na tarde deste sábado (11), contou com um desfile cívico, tendo como tema: “Vamos Ressignificar”. Composto por aproximadamente 1,5 mil alunos de todas as escolas da rede municipal e ainda escolas privadas, o evento foi um sucesso. Nem mesmo a chuva, impediu a alegria dos participantes.
“Fico muito feliz em ver essa avenida cheia de alunos desfilando no aniversário da cidade. Depois de dois anos, voltamos a realizar esse lindo evento, que reúne todas as escolas do município. Quissamã tem uma população de gente feliz e acolhedora e esperamos mais eventos nos próximos meses”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
Alunos e professores tiveram a oportunidade de apresentar a cidade, que traz em suas raízes um legado para a história e cultura brasileira, homenagear os munícipes, que sempre foram verdadeiros guerreiros e contribuem para tornar Quissamã, cada vez melhor. “A Educação move transformações incríveis. Hoje, acompanhamos 1,5 mil alunos voltando a desfilar após dois anos, levando alegria e diversão para todos ”, disse a secretária de Educação, Helena Lima.
Os 17 equipamentos de ensino de Quissamã participaram do desfile e cada um abordou um tema dentro do contexto “ressignificar”. O CNEC – Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, o CENE – Centro Educacional Nova Escola é o IFF – Instituto Federal Fluminense, também abrilhantaram a apresentação, acompanhada de perto pela deputada federal Soraya Santos, que fez questão de prestigiar o evento ao lado da prefeita Fátima Pacheco e do vice-prefeito Marcelo Batista.
O desfile foi aberto pelo pelotão da Marinha do Brasil, seguido pela Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim e Defesa Civil. A Secretaria Educação com a faixa “Ressignificar – Buscando um novo sentido para a educação”, antecedeu a Banda Marcial Muryllo da Silva Nonato. O CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso, de Santa Catarina, veio falando sobre a sabedoria, já o Manoel Ribeiro, de Caxias, abordou como tema, a alimentação.
A Creche Municipal Raquel Francisca Carneiro da Silva, falou sobre relações sociais. Na avenida, a Banda de Lata Maria Josefa Souza Pessanha, que conduziu a Creche Júlia Pessanha de Souza, levantou a bandeira do trabalho. A Banda Marcial Guilherme Maia de Freitas, que ganhou esse nome para homenagear o aluno que faleceu prematuramente em 2017, representou a Escola Maria de Lourdes de Castro Ribeiro.
A Escola Sementes do Futuro, desfilou com a missão de lembrar a todos que para prosseguir, é preciso ter otimismo. Os representantes da Regina Célia Passos, apresentou o tema empatia, explicando que o termo significa respeito e amor ao próximo. Os alunos da inclusão social participaram deste momento. A Banda Marcial Professora Tânia Regina Paula, puxou os alunos da Escola Carlos Roberto Cruz Filippino, que se referiu a religião.
Felizarda Maria Conceição de Azevedo, fraternidade. O CENE – Centro Educacional Nova Escola, afeto, a Corporação Musical Miguel Ângelo da Silva Santos, também compôs a trilha sonora do desfile. A Escola Ignácio Hugo de Souza, expôs a vida. Délfica de Carvalho Wagner, falou sobre o tema mais debatido nos últimos dois anos de pandemia, a vida. A Corporação Musical Beatriz Silva da CNEC – Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, conduziu as escolas Nelita Barcellos dos Santos, com o tema fé e Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, esperança.
Cooperação Musical Maria dá Conceição Barcelos, acompanhou as escolas Professora Tânia Regina de Paula, com a “sua ” felicidade e a Maria Ilka de Queirós e Almeida, a solidariedade, dando passagem para a Banda Municipal Délfica de Carvalho Wagner. Um dos integrantes da banda, Marcelo Júnior, que foi aluno da escola e atualmente continua tocando na banda, falou da alegria de poder voltar a desfilar. “Mesmo o tempo instável, não nos tirou a vontade em prestigiar a nossa cidade”, avaliou Marcelo.
A secretaria de Assistência Social desfilou com integrantes representantes de todos os projetos e programas sociais, como o PAI, Jovens em Ação, Renda Mínima, entre outros. A secretaria de Esporte e Juventude, também fez questão de apresentar as modalidades esportivas que compõe as escolinhas ofertadas pelo município. A secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer desfilou com as turmas do Centro Cultural Sobradinho.
Participaram do evento, os secretários de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo de Queirós Mattoso, de Saúde, Nílton Pinto, de Mobilidade Urbana, Alexandre Santos, de Esporte e Juventude, Isis das Chagas, Comandante da Guarda Civil Municipal, José Sabino, Subsecretário de Governo, Paulo David Nogueira, O coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, além dos vereadores Maurício Buguinho, Cássio Reis, Mazinho, Rildo, Simone Flores, Janderson, Fábio Castro, Rildo Barcelos e Aílson Belarmino.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.