Alunos de Quissamã na disputa dos Jogos Estudantis do Sesc

Alunos de Quissamã estão participando da edição 2019 dos Jogos Estudantis do Serviço Social do Comércio (Sesc), que reúnem escolas públicas, estaduais, federais e particulares do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. As disputas são nas modalidades vôlei, futsal e natação, tanto no feminino, quanto no masculino, nas categorias de 11 a 14 anos, e de 15 a 17 anos. Com este evento, o Sesc-RJ pretende estimular a prática esportiva nas escolas e mobilizar toda a comunidade escolar (alunos, professores, diretores e familiares), sendo também instrumento de educação não formal para crianças e jovens.
Dividida em cinco regionais, baseadas nas cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São Fidélis e Miracema, a competição reúne 10 mil alunos de 150 escolas. No núcleo Macaé, onde Quissamã está inserido junto com Rio das Ostras e Saquarema, as competições acontecem no Instituto Federal Fluminense (IFF) e no Centro de Treinamento (CT).
No total, são 123 alunos quissamaenses participando, representando as Escolas Municipais Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva e Délfica de Carvalho Wagner; e o Colégio Estadual Visconde de Quissamã. Eles estão assim divididos: no futsal, são 36 alunos na categoria de 11 a 14 anos; e 48, na de 15 a 17 anos; no vôlei, são 36 na categoria de 15 a 17 anos; e, na natação, são dois na categoria de 11 a 14 anos; e um, na de 15 a 17 anos.
Na disputa de vôlei, categoria de 15 a 17 anos, as meninas do Ciep conquistaram o segundo lugar na regional e, com isso, se classificaram para a final geral, que acontecerá no SESC Campos, no dia 24 de novembro, reunindo todas as equipes classificadas nas regionais. A equipe do Visconde, na regional, se classificou em terceiro lugar, o que também é uma conquista.
No último final de semana, começou a competição de futsal. No próximo domingo (29), a equipe masculina da Escola Maria Ilka vai jogar contra o Luiz Reid, de Macaé, na categoria 15 a 17 anos. Os jogos de futsal acontecerão até 20 de outubro. A natação será realizada no dia 13 de outubro, no IFF Macaé.
As equipes classificadas no futsal masculino e os nadadores que vencerem na categoria 15 a 17 anos, dentro de cada regional, se encontrarão no dia 23 de novembro, na quadra do Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha e na piscina do Parque Aquático.
As outras finais estão assim definidas: dia 9 de novembro, o futebol masculino e natação, categoria 11 a 14 anos, no Sesc Campos; o vôlei feminino, 11 a 14 anos, será em Miracema; no dia 10 de novembro, será a vez dos classificados do futebol feminino, 11 a 14 anos, no Sesc Campos; e o vôlei masculino, mesma categoria, será em São Fidélis; vôlei masculino, 15 a 17 anos, terá a final no Sesc Campos, no dia 23 de novembro.
“Esse projeto do Sesc é muito interessante, porque o esporte promove uma melhor qualidade de vida aos nossos jovens, por muitas vezes desviando-os do caminho das drogas. É uma experiência inesquecível. Sei disso porque na minha adolescência, tive a oportunidade de participar de eventos desse porte, que me proporcionaram muitos ensinamentos importantes, fora a disciplina que o esporte exige. Estou muito orgulhosa dos nossos atletas. A classificação do CIEP para a grande final de vôlei feminino, de 15 a 17 anos, me deixou ainda mais feliz. Gostaria de parabenizar o diretor Bruno Souza e a coordenadora especial de Esporte e Juventude, Ísis Chagas, que foram incansáveis e comprometidos com a participação dos nossos alunos na disputa”, ressaltou a professora de Educação Física Carolina Moreira.