Alunos de Machadinha levam música, leitura e poesia às ruas

Como culminância de parte do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre, alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, de Machadinha, percorreram espaços públicos do município, nesta quarta-feira (24), propiciando momentos de poesia, leitura e música para as pessoas. Além da própria comunidade, eles estiveram na recepção da Prefeitura de Quissamã, Centro Cultural Sobradinho e Praça Brigadeiro José Caetano, entre outros pontos.
Nas poesias, os alunos falaram da seca, da falta de alimentos e da necessidade do povo do sertão de, muitas vezes, se deslocar para as grandes cidades em busca de trabalho. E cantaram a música Asa Branca, composição de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, eternizada na voz do Rei do Baião, que fala sobre o assunto.
“Essa foi uma ação do Projeto de Leitura ‘Pequenos Griôs’, que visa levar poesia para as pessoas, com textos desenvolvidos a partir do estudo dos livros ‘Menino Poti’, ‘Severino Faz Chover’ e ‘Jabuti Sabido e Macaco Metido’, da escritora Ana Maria Machado”, explicou o diretor da escola Alan Alves.
Segundo ele, griô é um contador de histórias africano, que ensina as lendas e os costumes de seu povo. Se baseia na tradição oral para a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade.