Alunos de cursos de qualificação do Senai recebem diplomas

A entrega de certificados das quatro primeiras turmas dos cursos de qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizados, este ano, em parceria com a Prefeitura de Quissamã, ocorreu na noite de segunda-feira (18), no auditório da sede do Executivo. A solenidade reuniu 81 alunos das modalidades de pintura industrial, almoxarife, eletricista instalador predial de alta-tensão e montador e reparador de computadores. Até 2019, a parceria vai preparar 650 pessoas, no maior programa de capacitação técnica da história do município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, parabenizou os formandos e destacou a importância da busca pelo conhecimento. “É sempre tempo de aprender. Agora começa a fase desafiadora de buscar uma oportunidade no meio profissional. O certificado do Senai abre portas, sendo reconhecido em todo o território nacional”, destacou.
Para o gerente regional de negócios do Senai, Alexandre de Deus Gomes, quem adquire conhecimento leva vantagem na hora de enfrentar qualquer situação. “O mercado se transforma a cada dia e é preciso estar atualizado. Em 2018, a tendência é de recuperação da economia e todos devem estar atentos”, ponderou.
Representante da área de negócios da Firjan, Washington Cruz lembrou que o Senai utiliza a metodologia de formação continuada, com o interessado podendo fazer uma sequência de cursos dentro da cadeia de formação. “Percorro diversas regiões do Estado e observo o poder transformador dessas atividades”, frisou.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou o esforço da prefeita Fátima Pacheco para a implantação dos cursos. “Mesmo antes da posse ela já fazia contatos para viabilizar a parceria com o Senai. Percebia o brilho nos olhos de Fátima toda vez que o assunto entrava na pauta. Agradeço a todos que acreditaram no projeto e deixou um abraço especial a todos os alunos que se empenharam durante os cursos”, completou.
A prefeita lembrou que ouviu depoimentos emocionantes dos formandos e ressaltou a diversidade no perfil dos participantes. “Temos alunos de diferentes faixas etárias e regiões, além de um número expressivo de mulheres. Há moradores, por exemplo, de Machadinha e Barra do Furado, áreas afastadas do Centro, que frequentaram as aulas noturnas no Ciep, em Caxias, e no antigo polo de confecções, que será nosso Centro de Formação, no bairro do Carmo. Nada impediu a busca pelo saber. Isso é fascinante”, acrescentou.
Os cursos, no próximo ano, terão início em março com mais oito turmas. Participaram ainda da entrega dos certificados o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, o vereador José Borba, o secretário de Governo, Marcinho Pessanha; o coordenador de Educação Profissional do Senai, Hans Peter Jost; a analista de atendimento do Senai Patrícia da Silva Santos e os professores Alexandra Pereira Magalhães, Marco Aurélio Codeço Ribeiro, Aristóteles Amorim dos Santos e Denilson Monteiro.